segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Um dia cheio de fruta!

Festejamos hoje o "Dia Mundial da Alimentação", que ontem se comemorou. Pela amanhã cada um entregou a fruta que trazia de casa com uma enorme alegria!
 Separaram-se todas as frutas segundo a sua espécie, havia 10 tipos de frutas diferentes!
 Contamos todas, menos os morangos porque eram mesmo muitos!
 No quadro fomos registando as quantidades de cada uma. Surgiu uma dificuldade havia um abacaxi e mais meio!   Cortou-se o "pau" a meio...1 e meio!
 Algumas frutas precisaram de ser lavadas, foi o caso dos morangos e das uvas.
 Outras tiveram que ser descascadas. Depois foi preciso partir aos bocadinhos, nós partimos umas,  a Helena e a Anjos descascaram e cortaram as restantes.
 Não nos esquecemos de lavar bem as mãos antes de mexer nos alimentos.
 Quando ficou tudo pronto começamos a montar as espetadas, aproveitamos para fazer padrões...estas tinham... morango, banana, kiwi....sempre por esta ordem.
 A da Leonor não tinha kiwi porque ela é alérgica, colocou pêra.
 Todos tiveram oportunidade de elaborar a sua espetada padrão!
 À tarde fizemos um jogo engraçado! Com os olhos vendados tentamos descobrir que fruta estava no prato só pelo cheiro...quase todos acertaram!
 Depois continuamos a fazer espetadas de frutas variadas, desta vez cada um inventou como quis!
 Cá estão elas prontinhas para serem devoradas, bem coloridas e apetitosas!
 Nem imaginam o que aconteceu a seguir...
 Comemos...comemos...comemos....
 No recreio, aproveitando o bom tempo, as cinco salas do pré-escolar juntaram-se para se deliciarem com espetadas de fruta. Sabem que mais? Não sobrou nenhuma! Estes meninos gostam mesmo muito de fruta.
 Levamos para casa um desdobrável com muitos conselhos bons para ter um alimentação saudável!
 Ilustramos desenhando a espetada com padrão que fizemos pela manhã.
 Obrigada a todos os pais que colaboraram com o envio das frutas, à educadora Henriqueta que nos deu os "pauzinhos de espetada" e a educadora Teresa que elaborou o desdobrável.

4 comentários:

Unknown disse...

Parabéns mais uma vez!

Como de uma simples confeção de espetadas se podem fazer tantas atividades diferentes abrangendo praticamene todas as áreas de conteúdo.

Ceu Garcia disse...

hum que vontade de comer essas lindas espetadas ......... e estão bem mais bonitas que as do quadro anterior......... belo trabalho...... mais uma vez um trabalho lindíssimo...... parabéns a todos....beijinhos

Lenita disse...

Céu, nem imagina o que eles gostaram desta atividade e o que comeram!

Ceu Garcia disse...

A professora faz actividades com eles lindíssimas muito enriquecedoras em todos os sentidos; eu continuo dizendo sem me cansar..... parabens tem umas actividades com eles espectaculares! eu adoro elas todas!