quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Um semáforo...mas não é para regular o transito!

Este semáforo vai ser mais um instrumento para nos auxiliar a regular o nosso comportamento.
A ideia chegou-nos pela mão da Leonor no blogue "Galega Encarnada" e logo fez um enorme furor por aqui!
Cada um decorou a sua mola numa das faces, tentando desenhar um menino ou menina. Na outra face escreveu o nome. A face com o nome fica virada para baixo, a decorada é a que está visível.
Vai funcionar da seguinte forma: pela manhã todas as molas estarão na luz verde do semáforo.

 Ao longo do dia conforme, forem surgindo situações problemáticas, as molas poderão mudar para o amarelo, que funciona como um aviso..."cuidado, muita atenção que logo a seguir é o vermelho"!

Dá assim a possibilidade da criança ponderar o seu comportamento e tentar corrigir.
Se for algo muito grave como, por exemplo bater num amigo, passa logo para o vermelho!
As molas que forem colocadas no amarelo,  caso não cheguem ao vermelho,  recebem avaliação positiva no fim do dia. É neste momento que a criança/grupo avalia (auto e hetero avaliação) e passa o resultado final  para o "quadro do comportamento semanal", que já aqui mostramos.
Criamos uma ficha para o registo dos resultados alcançados ao longo do mês. Está dividida por semanas, quem conseguir ter uma bolinha verde todos os dias da semana ganha uma estrela, que cola na ficha.
Todos querem ganhar a estrela e eu acho que teremos muitas para entregar!

3 comentários:

Ceu Garcia disse...

ola eu vejo pela a Ariana que todos os dias sem exceçao me telefona só para me dizer que levou bola verde só o simples quadro de bom comportamento lhes dava tanto entusiasmo com este do semaforo que está tao engraçado acho que vai chegar a ter dias que nem uma mola no vermelho vai ter... e parabens novamente um belissimo trabalho...beijinhos

Lenita disse...

Olá Céu,
a mãe a trabalhar e a Ariana telefona a dar as novidades...
Eu desejo muito não ter molas no vermelho...na terça só tivemos uma!
Vamos conseguir superar!
Bjs

Mª Leonor Albuquerque (S.Encarnada) disse...

Olá, Lenita

Trabalho genial! O que me falta fazer, já tu fizeste: os registos em tabela. Deixas-me ver as tuas, adaptar ou mesmo adoptar?

Meu mail, se puderes: meleonora23@gmail.com


Gracias!

Leonor