segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Teatro: "As frutas".

Nos últimos dias temos andado ocupadíssimos a preparar um teatro de "fantoches". Tudo começou depois de assistirmos à história "Conversa de frutas" , com base numa animação que a Helena fez há uns anos atrás.
Gostamos mesmo muito e quisemos logo fazer um igual!
Ora igual tem alguma graça?
Já nem temos frutas, comeram-se todas nas espetadas! As cabecinhas todas a pensar encontraram solução bem depressa....fazemos de papel!
Começamos por planear, que personagens teria, neste caso que frutas e quem as iria construir. Todos queriam participar, então decidimos que algumas personagens seriam feitas a pares, um menino maior e um dos mais pequenos (eles não gostam nada que eu diga isto, porque agora são todos grandes).
Usamos papel crepe...
Procuramos recriar as cores verdadeiras das frutas.

Foram precisas muitas bolinhas...bem coladinhas!
Muitos meninos já trabalham sozinhos!

Já estão prontos, espreitem aqui...
Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
This free photo slideshow customized with Smilebox
Os fantoches já estão feitos, de seguida elaboramos o texto. Encontramos uma fórmula que usamos para todos os frutos,  o figo  dizia assim:
- Olá eu sou o figo, cresço numa  figueira. Posso ser comido com casca bem lavado ou então descascado. Dentro da minha barriguinha tenho muitas sementinhas.
Esta fórmula ajudou a redigir o que cada fruta dizia...o seu papel! Tentamos ainda fazer algumas rimas.
Seguidamente distribuímos os papeis...pelos atores...e todos participaram.
Convidamos os colegas da sala 4 para serem o nosso público e fizemos o teatro com muito entusiasmo e motivação (e um pouco de confusão à mistura)!
No final a Helena repetiu tudo para que todos pudessem ver e ouvir bem.
Na casinha de fantoches vamos repetir muitas vezes este teatro.
 Olha aqui a laranja...ainda bem que apareceu!
Já sabemos muitas coisas sobre as frutas, como são por fora e por dentro, a planta ou árvore onde crescem,   se  se podem comer com casca, bem lavadas, ou se têm que ser descascadas... 
Demos alguns passos necessários na planificação e desenvolvimento de um teatro de fantoches. Percebemos que precisamos de melhorar alguns aspetos, como falar mais alto, dizer as frases completas, estar caladinhos quando não é a nossa vez de representar...avaliamos assim nossa prestação.
Agradecemos ao nosso público que se portaram maravilhosamente, aplaudiram muito e foram muito pacientes. Agradecemos ainda à educadora Teresa e à assistente Eugénia a ajuda que nos deram.

1 comentário:

Ceu Garcia disse...

lindos fantoches............ a Ariana adorou contou-me o que o figo tinha de dizer que era o dela e ainda sabia o de alguns colegas.. deve ter sido super engraçado. parabens belo trabalho beijinhos a todos