terça-feira, 4 de outubro de 2011

As regras da sala.

Depois dos monstrinhos, foi a vez de conhecermos um menino muito malandrinho, o David! Ele faz muitas asneiras e não cumpre as regras... 

 
Este livro tem pouco texto e umas imagens muito apelativas.Veio, novamente, suscitar o debate sobre quais seriam as regras que necessitávamos na nossa sala.
Todos sabiam muito bem quais as maiores dificuldades, algumas são as mesmas do David!
A conversa prolongou-se e as propostas foram sendo apontadas, eram imensas...depois foi necessário seleccionar as mais importante e ficaram reduzidas a 10! 
1.  Levantamos a mão para falar (quando estamos em grande grupo).
2. Falamos baixinho (somos muito barulhentos).
3. Esperamos pela nossa vez.
4. Andamos devagar.
5. Somos cuidadosos com os brinquedos e materiais.
6. Resolvemos os problemas a conversar, somos todos amigos.
7. Prestamos atenção.
8. Partilhamos os brinquedos e materiais.
9. Usamos os eco pontos e deitamos o lixo no caixote.
10. Arrumamos no fim de brincar.
 Fizeram-se as ilustrações, para ajudar a ler as regras...
 associaram-se as frases...

e pronto, cá está o nossa cartaz das regras da sala, colado na lateral do armário, mesmo à entrada da sala..."aqui vê-se muito bem"!
No fim de tudo as crianças lembraram-se do quadro " das bolinhas verdes e vermelhas", "aquele do ano passado"!
Trata-se de um quadro de dupla entrada, organizado com os dias da semana. No final do dia cada criança faz a sua autoavaliação e é ajudado pelos colegas (heteroavaliação).
Um "sorriso" verde assinala o cumprimento de regras, um "tristonho" vermelho significa que algumas regras importantes não foram cumpridas, especialmente as que respeitam "resolver os problemas a conversar" , "partilhar",  "prestar atenção" (sem estar constantemente a interromper ou a conversar com o colega do lado) e "cuidar dos materiais"!
No final da semana quem tiver 5 risonhos ganha uma estrela, tal como ganhou o David por fazer uma tarefa bem feita!
Tudo foi discutido e negociado pelas crianças, para já vai ser um pouco difícil de alcançar , mas os risonhos superam os tristonhos e tentaremos melhorar um pouco mais  todos os dias! Assim esperamos...

6 comentários:

Ceu Garcia disse...

ola lindo quadro e bonitas regras para se cumprirem....... ontem a ARIANA disse-me que a escola tinha corrido mal, então porquê ARIANA,e ela muito desapontada disse levei bola vermelha no quadro do comportamento........... e eu vi nela o quanto é importante o levar bola vermelha ou verde......... muitos parabens pelo quadro é muito giro e importante..... bom feriado beijinhos

Maria da Luz Borges disse...

Mas que crescidos estão os meninos das sementinhas mágicas!gostei muito de ver. As regras são mesmo de "gente grande". Parabéns

NunoPereira disse...

Olá, a LEONOR tem revelado uma maior motivação pela esola, transmite-me quase sempre o resumo do seu dia de escola, e até já comentou as regras.Muitos Parabéns, é sempre maravilhoso poder observar todas estas atividades realizadas com os nossos filhos...

NunoPereira disse...

Olá, MUITOS PARABÉNS PELO TRABALHO QUE TEM REALIZADO COM AS CRIANÇAS, A LEONOR ANDA BASTANTE MOTIVADA COM A ESCOLA, QUASE SEMPRE FAZ-ME UM RESUMO DAQUILO QUE FEZ DURANTE O DIA, NA TERÇA-FEIRA ESTAVA FELIZ PORQUE TINHA LEVADO BOLA VERDE...

NunoPereira disse...

OLÁ, PARABENS PELO TRABALHO REALIZADO, A LEONOR ANDA MUITO FELIZ, ATÉ JÁ COMENTOU O QUADRO DO COMPORTAMENTO...LEVEI BOLA VERDE DISSE ELA...

Lenita disse...

É sempre maravilhoso chegar aqui e ler os vossos comentários!
Obrigada pelo incentivo.
Fiquei especialmente feliz com o 1.º comentário do pai da Leonor, espero que seja o 1.º de muitos.