sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Magia e história...Halloween!

Hoje ficamos a conhecer um pouco da "verdadeira história do Halloween", foi o Rodrigo Gonçalves que trouxe a informação num livro que a mãe lhe deu. Depois fomos pesquisar na internet para descobrir quem eram os CELTAS. Ficamos a saber que algumas tribos viveram na Irlanda, Inglaterra, França (..), Espanha e Norte de Portugal.
 Construíam casas em forma circular de pedra e com telhado madeira e "palha".
Ainda existem vestígios das suas casas, alguns castros estão próximos de nós, como o que fica no monte de S. Luzia, em Viana do Castelo, ou o do Monte de Santa Tecla em La Guardia (Espanha), que tem a reconstrução de uma destas casas e um museu com artefactos destes povos. Fica a sugestão para um passeio de Domingo.
Tinham armas, como espadas, lanças e escudos (os rapazes gostaram muito disto)! 
Desta forma, muito simples fizemos uma breve abordagem histórica e conhecemos um bocadinho os Celtas, gostamos de ver que coziam pão, pescavam, caçavam e teciam. 
Sabe-se que eles festejavam a época das colheitas, a mudança das estações... algumas das tradições do "Halloween" julga-se estarem ligadas a um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de  Samhain, que marcava o fim do verão.
Ficamos com um registo do texto do livro do Rodrigo, que foi ilustrado ao gosto de cada um. Os que já estão prontos foram para o placar, junto com os morcegos, o cartaz da Mimi, os fantasmas e...
 ...as bruxinhas!
Segunda-feira vamos festejar!
Treinem em casa a canção do Pikaboo ... 

Vamos cantar e dançar!

2 comentários:

Luz disse...

Amigos
Gostei muito dos vossos trabalhos, especialmente dos fantasmas. Estão mesmo fantasmagóricos!
Obrigado pelo video. Na segunda feira já o vamos ver!

Dedinhos Lambuzados disse...

Oi, Lenita ! Que belo trabalho realizou com as crianças ! Dê uma espiadinha nos nossos origamis...Bjs Enfeitiçados ! Mammy