terça-feira, 4 de outubro de 2011

As regras da sala.

Depois dos monstrinhos, foi a vez de conhecermos um menino muito malandrinho, o David! Ele faz muitas asneiras e não cumpre as regras... 

 
Este livro tem pouco texto e umas imagens muito apelativas.Veio, novamente, suscitar o debate sobre quais seriam as regras que necessitávamos na nossa sala.
Todos sabiam muito bem quais as maiores dificuldades, algumas são as mesmas do David!
A conversa prolongou-se e as propostas foram sendo apontadas, eram imensas...depois foi necessário seleccionar as mais importante e ficaram reduzidas a 10! 
1.  Levantamos a mão para falar (quando estamos em grande grupo).
2. Falamos baixinho (somos muito barulhentos).
3. Esperamos pela nossa vez.
4. Andamos devagar.
5. Somos cuidadosos com os brinquedos e materiais.
6. Resolvemos os problemas a conversar, somos todos amigos.
7. Prestamos atenção.
8. Partilhamos os brinquedos e materiais.
9. Usamos os eco pontos e deitamos o lixo no caixote.
10. Arrumamos no fim de brincar.
 Fizeram-se as ilustrações, para ajudar a ler as regras...
 associaram-se as frases...

e pronto, cá está o nossa cartaz das regras da sala, colado na lateral do armário, mesmo à entrada da sala..."aqui vê-se muito bem"!
No fim de tudo as crianças lembraram-se do quadro " das bolinhas verdes e vermelhas", "aquele do ano passado"!
Trata-se de um quadro de dupla entrada, organizado com os dias da semana. No final do dia cada criança faz a sua autoavaliação e é ajudado pelos colegas (heteroavaliação).
Um "sorriso" verde assinala o cumprimento de regras, um "tristonho" vermelho significa que algumas regras importantes não foram cumpridas, especialmente as que respeitam "resolver os problemas a conversar" , "partilhar",  "prestar atenção" (sem estar constantemente a interromper ou a conversar com o colega do lado) e "cuidar dos materiais"!
No final da semana quem tiver 5 risonhos ganha uma estrela, tal como ganhou o David por fazer uma tarefa bem feita!
Tudo foi discutido e negociado pelas crianças, para já vai ser um pouco difícil de alcançar , mas os risonhos superam os tristonhos e tentaremos melhorar um pouco mais  todos os dias! Assim esperamos...

6 comentários:

Ceu Garcia disse...

ola lindo quadro e bonitas regras para se cumprirem....... ontem a ARIANA disse-me que a escola tinha corrido mal, então porquê ARIANA,e ela muito desapontada disse levei bola vermelha no quadro do comportamento........... e eu vi nela o quanto é importante o levar bola vermelha ou verde......... muitos parabens pelo quadro é muito giro e importante..... bom feriado beijinhos

Luz disse...

Mas que crescidos estão os meninos das sementinhas mágicas!gostei muito de ver. As regras são mesmo de "gente grande". Parabéns

NunoPereira disse...

Olá, a LEONOR tem revelado uma maior motivação pela esola, transmite-me quase sempre o resumo do seu dia de escola, e até já comentou as regras.Muitos Parabéns, é sempre maravilhoso poder observar todas estas atividades realizadas com os nossos filhos...

NunoPereira disse...

Olá, MUITOS PARABÉNS PELO TRABALHO QUE TEM REALIZADO COM AS CRIANÇAS, A LEONOR ANDA BASTANTE MOTIVADA COM A ESCOLA, QUASE SEMPRE FAZ-ME UM RESUMO DAQUILO QUE FEZ DURANTE O DIA, NA TERÇA-FEIRA ESTAVA FELIZ PORQUE TINHA LEVADO BOLA VERDE...

NunoPereira disse...

OLÁ, PARABENS PELO TRABALHO REALIZADO, A LEONOR ANDA MUITO FELIZ, ATÉ JÁ COMENTOU O QUADRO DO COMPORTAMENTO...LEVEI BOLA VERDE DISSE ELA...

Lenita disse...

É sempre maravilhoso chegar aqui e ler os vossos comentários!
Obrigada pelo incentivo.
Fiquei especialmente feliz com o 1.º comentário do pai da Leonor, espero que seja o 1.º de muitos.