quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Escrevemos ao Pai Natal!

Já não foi hoje (hoje a Helena iniciou o período de 3 dias de avaliações), foi na. semana passada. Tudo começou com uma conserva em grupo sobre uma história (como tantas vezes acontece), chama-se  Urso não-me-toques !
Transporta-nos para o mundo dos afetos, da amizade, do amor e da sua supremacia sobre a aparência física.
Conversa vai e vem, e porque o ursinho fora recebido como presente, cada um partilhou qual o presente que gostaria de receber do Pai Natal. Também se conversou sobre as coisas que são fundamentais para sermos felizes e que não podem vir dentro de caixinhas embrulhadas com papel de fantasia e laços! A essas chamamos amizade, amor, paz, saúde. Estas "coisas" pedimos ao Pai Natal para todas as pessoas do mundo.
Usamos uma carta que encontramos na internet já com desenhos  que colorimos a preceito...
 Copiamos do quadro as palavras especiais...
 Querido Pai Natal, peço para todas as pessoas AMOR, PAZ, SAÚDE, AMIZADE.
A Helena escreveu o pedido de cada menino...só uma coisa, sabemos que o Pai Natal tem que dar a todos e os tempos são de crise.

5 comentários:

Anónimo disse...

Acho muito importante dar voz às crianças sobre os seus desejos, mas não esquecer de lançar a sementinha dos valores associados à quadra natalícia e que são presentes nossos para os outros. Eu este ano fiz um placad com caras de pai Natal pintadas e decoradas pelas crianças, sugestão retirada de uma actividade vossa do ano passado e que tinha um efeito muito bonito. Em redor do placar colei em letras grandes os presentes que desejamos para todos: Amor, Partilha, União, Solidariedade e amizade, com a respetiva definição feita pelas crianças. Ficou muito bonito e cheio de significado. Obrigado pelas vossas partilhas pois enriquecem o meu trabalho. Bjs Arminda

Cathe e Gi do www.kidsindoors.com.br disse...

Oi LENITA!
Fica a vontadade pra usar todas as ideias do blog! Eu fiz ele pra isso: mostrar como é fácil fazer coisas com as crianças!
abraços, gisele
Já estou te seguindo aqui tb!:)

Lenita disse...

Olá Arminda,
gostava muito de ver o cartaz que descreves...pensei fazer algo semelhante mas o tempo não permitiu e segui o caminha mais rápido.
Se quiseres podes tirar uma foto e mandar-me para o e-mail.
lenita_pg@hotmail.com
Bjs

Mª Leonor Albuquerque (S.Encarnada) disse...

Também gostava de ver esse trabalho da Arminda. Podia colar no Face ... :)

Feliz disse...

Olaaaa! Conheci hoje o teu blog e já dei uma valente olhadela!
"Saquei" uma imagem que apliquei no meu, com a tua referência .blogspot

Pelo que percebi, és Educadora (habitualmente o Bibe está associado ao pré-escolar) - fazes atividades excelentes com os miúdos e gostei particularmente ao apelo dos valores Natalícios!!

Só queria aqui fazer uma observaçao, no que concerne à "cópia" de palavras:

Não esquecer que cada letra tem uma orientação específica - tal como os números. O que acontece muitas vezes, é que as crianças chegam ao 1.º ciclo, até escrevem o seu nome, números até 10 e por vezes o abecedário - mas com um incorreto posicionamento, o que é muito dificil de corrigir - tanto para elas (sempre habituadas a copiar) como para "nós", que temos de as "obrigar" a seguir a correta orientação - por exemplo: é frequente o número 1 ser feito de "baixo para cima" - quando deverá ser de cima para baixo.

Atenção que estou a falar "de cor" - não sei como trabalham com os vossos meninos. Apenas estou a pegar em casos concretos que "já me chegaram".

Bem haja pela partilha!

Um abraço e votos de um excelente ano novo!! Continuação do eximio trabalho!