domingo, 18 de dezembro de 2011

BABUSHKA

Todos os dias são dias de histórias na nossa sala. Ultimamente têm sido quase todas dedicadas ao Natal. 
Algumas são especiais...foi o caso desta, já escutamos duas vezes, veio neste saco...
...intitula-se "Babushka" , vinha acompanhado por um palhaçinho, um xaile, uma garrafa com licor de gengibre (na verdade era apenas água), e uma boneca um pouco estranha!
 A Helena contou está história de uma forma diferente do habitual...
 ... no quadro interativo...com o livro e dramatizada, tudo misturado!
Na casa de Babushka não se vê um grão de pó ou vestígio de sujidade: as janelas cheiram a lavado, o chão, os castiçais e o peitoril da janela brilham de asseio.  Babushka está tão preocupada com o pó e a sujidade, que não se apercebe do que de maravilhoso acontece à sua volta: a nova estrela que brilha no céu, o anjo pairando no seu jardim, a excitante notícia trazida pelos três Reis Magos que a vão visitar."
Numa pausa para descansar Babushka escuta, em sonhos, o canto de um anjo que lhe anuncia o  nascimento  de um menino num estábulo. "Babushka fica horrorizada só de pensar que o pobre bebé deve estar cheio de frio, na manjedora, naquele estábulo todo sujo. Decidida a oferecer-lhe a sua ajuda, depois de os Reis Magos terem partido, põe-se também a caminho, levando consigo um xaile para aquecer o bebé e uma cesta cheia de presentes." Mas durante a  viagem encontra diversas pessoas que precisam de ajuda...
Uma menina que chora pela boneca perdida...Babushka dá-lhe o seu palhaçinho...
Um pastor que precisa de um pouco de calor para continuar a caminhada, ao qual dá o seu xaile...uma velhinha...
 Ao chegar a Belém Babushka já não tem presentes...o seu cesto está vazio!
Desanimada, achando que deve regressar a casa ela escuta uma voz que a chama...é Maria! Então descobre que os gestos de amor fazem magia e enchem o coração de calor e alegria.
No final da história observamos e cheiramos gengibre, que é uma raiz muito perfumada que se usa como tempero ou para aromatizar doces e licores.
Descobrimos o segredo da boneca que acompanhava a história, veio do pais da  Babushka, a Rússia, e não era uma boneca só...eram dez bonecas, umas dentro das outras! Também são conhecidas como Matryoshkas!
Estas, diferentes eram seis! 
"Que lindas são, parece que nascem da barriga umas das outras" (isto ainda vai dar muito que falar, terá que ficar para janeiro)! 
As bonecas, o saco e o xaile foram emprestados pela educadora Teresa que colabora imenso connosco, para ela o nosso muito obrigada.
Estas Babushkas de papel plastificadas, ficam na sala, são para o flanelógrafo e vão permitir muitas aprendizagens.
Obrigada ainda à educadora Prazeres que nos emprestou o livro e há duas semanas que está connosco...a Helena já encomendou, mas está esgotado! 
Fica aqui a história para ver ou rever. Nós gostamos mesmo muuuuuuito dela!
Babuska hist de natal[1]

8 comentários:

Cristina Lares disse...

Na verdade a vossa educadora é 5 estrelas. Aproveitamos para vos desejar um Natal muito docinho recheado de carinho e miminhos.

Carla Tiago disse...

Esta lindo, parabéns bjs

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

É, de facto, uma história fantástica, que permite todo o tipo de explorações, tal como a Lenita fez convosco. Estão cheios de sorte!

xana disse...

ESTÁ GIRISSIMA
BJS

rosarinho disse...

Que bela actividade! Parabéns à educadora e obrigada pela partilha.esse quadro deve ser 5 estrelas!bjs dos Fofos e da Rosarinho

Lenita disse...

Esta história ainda vai voltar, esta ou outra com Basbushkas...queria ter ido um pouco mais longe, mas o tempo não deixou porque ainda há muitas atividades a decorrer e que precisam ser terminadas.
Obrigada a todas pelas generosas palavras de incentivo.
Bjs.

Anónimo disse...

Tânia António
Queria saber se era possivel enviar esta história para o meu email.
Sou educadora de infância e gostei muito da história.
O meu email é tania.antonio@hotmail.com

Lenita disse...

Tânia, apenas acedi à história da Babushka através na Internet, a Sílvia Fonseca (que não conheço9 alojou no "author stream", mas não permite fazer o donwload!Uma colega emprestou-me o livro...lamento não poder ser mais útil!