quinta-feira, 8 de outubro de 2009

"O Senhor Mago e a Folha"

Apresentei este livro hoje ao grupo.


Trata-se de uma história deliciosa, que se desenrola no Outono, na floresta...as ilustrações são ricas em promenores e contam outras tantas histórias..., e até tem cogumelos!

Fica aqui o texto para quem não conhece, para aguçar a vontade de ver as belíssimas ilustrações.


"O Senhor Mago e a Folha"
O senhor Mago chamava-se Antão e vivia sozinho numa casinha que havia no meio do monte.
O senhor Mago tinha três ovelhas: Guiomar, Felisberta, e Chiquita. Cuidava muito bem delas e elas gostavam muito dele.
Numa tarde escura de Outono, o senhor Mago voltava do campo com as suas ovelhas, já fartas de pastar. O caminho estava coberto de folhas secas. O senhor Mago ia pisando as folhas com as suas socas e elas queixavam-se com gemidos surdos, como fazem as folhas quando as pisam. De repente, ouviu uma folha dizer:
-Ei tu aí! não me pises que me magoas!
-Oh, céus! Uma folha que fala! -pensou. Mas não estranhou muito, porque os Magos sabem muito bem que, às vezes, tudo é possível. Olhou para o chão e viu aquela folha…Era diferente, nunca tinha visto outra igual a ela. De certeza que viera de um país afastado, trazida pelo vento de Outono. Apanhou-a e disse-lhe:-Oh, desculpa! Não te preocupes, levar-te-ei para minha casa para te levar e pendurar na parede do meu quarto, porque és uma folha muito bonita. E assim fez.
Chegou a casa, guardou as ovelhas no estábulo e foi até à fonte que havia ali perto. Com cuidado para não a partir, lavou-a muito bem lavada e pensou na melhor maneira de a secar. Acendeu o lume e pendurou-a a secar. Depois levou-a para o seu quarto e pousou-a em cima da mesinha de cabeceira. Antes de se deitar, pôs-se a pensar:
- Já estou velho e sinto-me só. Se um dia adoeço, não tenho quem cuide de mim. Esta folha que encontrei é muito formosa e, se calhar, podia transformá-la numa menina.
Meu dito, meu feito. Um pincel e tintas de muitas cores seriam as melhores ferramentas para realizar a sua magia. Pintou-lhe uns longos cabelos louros, olhos azuis, um nariz empinado e uma boca de lábios rosados, umas orelhas redondas, uns braços com mãos suaves e dedos perfeitos, umas pernas com pés ligeiros como o vento…
Quando terminou, guardou a folha na caixinha dos desejos e pousou-a na pedra da janela.
Se nessa noite as nuvens deixassem ver o brilho das estrelas, o seu desejo tornar-se-ia realidade.
Durante a noite, o senhor Mago acordou, olhou pela janela e viu no céu a lua cheia cercada de estrelas brilhantes como prata. Ficou muito contente e voltou a adormecer.
Levantou-se muito cedinho, ao raiar do dia. Esfregou os olhos, aproximou-se da janela e, ao levantar a tampa da caixinha dos desejos, ficou espantado…A folhinha desaparecera e, no seu lugar, estava uma menina adormecida, tão formosa como ele a imaginara.
Acordou-a com muita doçura. A menina abriu os olhos, pestanejou e disse:
- Bom dia, papá!
O senhor Mago tremia de alegria:
-“Papá! Uma filha! Já não estou só!”
Mas… que nome lhe ia dar?
- Já sei! Como Antão é um nome muito bonito, ela vai ser Anteia: Anteia, filha de Antão!

"O Senhor Mago e a Folha", autor Toño Núñez, ilustrado por Suso Cubeiro

2 comentários:

Xinha disse...

Olá!
Já tive este livro mas não sei dele...
Costumo ter muito cuidado com os livros primeiro porque fui educada assim. Em casa dos meus pais há uma biblioteca com um sem número de livros que os meus pais nunca se cansaram de ir aumentando, muitos deles edições raras e que nós tinhamos de ter muito cuidado para lhes mexer, sempre com as mãos lavadas (quando éramos mais pequenos e precisavamos dessas recomendações) e, de preferência forrados com uma capa de papel enquanto os liamos.
A minha biblioteca, muito mais pequena mas já com mais de uma centena de livros, é de literatura infantil e é para mim uma paixã. Mas há livros que já perdi, que emprestei, que deixei em escolas...alguns já tive de voltar a comprar porque não queria ficar sem eles e outros, para tristeza minha, não consegui voltar a encontrá-los.
Nos últimos anos tenho tido muito mais cuidado com os meus livros e em saber por onde andam.
Beijinho da Xinha

Lenita disse...

Olá Xinha,
Também partilho da sua paixão por literatura infantil.
Duranre alguns anos deixei de comprar para mim, porque como estou efectiva comprava para o JI. Foi asneira, para o ano vamos para um Centro Escolar e...???
Muitos dos livros são a base de tantas actividades por isso voltei a comprar.
Este foi um deles é uma maravilha e nem é caro.
Encontra na Bertrand ou na Fnac, felizmente ainda existe.
Passo algumas horas em sites de editoras e ilustradores...é um mundo maravilhos.
Como tambem gosto muito de pintura, já vê junto os dois amores.
Acho que vamos conseguindo passar esta paixão para os pequeninos, porque só o consegue quem ama os livros de verdade.
Bjs