terça-feira, 27 de outubro de 2009

Preparando o Halloween

Na semana passada e Ema trouxe um livro que requisitou na Biblioteca Municipal, tem a forma de uma abóbora e no interior está repleto de imagens de disfarces, acessórios, decorações e lanche para a festa das bruxas. O Diogo e o Fábio trouxeram abóboras cor-de-laranja e verdes...Claro que a conversa girou à volta do Carnaval (dizia o Fábio), não, não da "Festa das Bruxas", corrigiu a Catarina. Fomos conversando para descobrir o que cada um sabia sobre esta festa: sabiam que também se chamava Halloween; que tinha muitas bruxas, fantasmas, vampiros, morcegos e esqueletos; que as crianças se mascaravam e ficavam assustadoras; que se faziam caras nas abóboras e se iluminavam; e que se davam doces.
Ficou decidido que queríamos fazer a Festa das bruxas e planificou-se o que era necessário fazer:

  • Decorar a sala com abóboras, fantasmas, morcegos,...


  • Fazer disfarces de vampiros e de bruxas (personagens que escolheram);


  • Preparar o lanche "assustador".

Ficaram de pesquisar mais coisas sobre esta festa em casa, durante o fim-de-semana, com os pais e trazer na segunda-feira.

Ontem a Sara, a Catarina e o João traziam orgulhosos as suas pesquisas com muitas imagens, receitas para o lanche, trabalhos manuais engraçados e também algumas informações importantes sobre a história do Halloween. A Ema trouxe um chapéu de bruxa de cartolina que fez com a mãe, o Gonçalo e o Daniel umas abóboras pequeninas muito giras, a Tânia uma abóbora maior...
Depois de discutir e pensar um pouco, resolveu-se que para guardar todos os materiais que já temos e os que ainda forem chegando o melhor era fazer um livro, que até podia ser como o que a Ema trouxe em forma de abóbora, como fizemos o dos cogumelos.
Fomos vendo as imagens e escolhendo o que iriamos fazer para decorar a sala. Abóboras...morcegos...escolhemos um morcego muito bonito e fácil de fazer de uma das imagens do João e metemos mão à obra...
Alguns meninos fizeram as asas do morcego carimbando as mãos, os mais crecidos, contornaram e recotaram as mãos. Que morcegos fantásticos!

Sem comentários: