"Todas as noites a Marta se sentava para comer e todas as noites ouvia a mãe dizer:
- É para comer tudo até ao fim!
E ali ficava a olhar para toda aquela imensa papa verde, a tentar descobrir a melhor maneira de comer sem que o cheiro lhe chegasse ao nariz", (trecho do livro).
Ouvimos esta história com muita atenção e ficamos impressionados...coitadinha da Marta, tem que comer TODOS os dias sopa VERDE!
-Podia ser sopa azul - disse o Tiago.
Mas ninguém tinha comido sopa azul, será que existe?
-Azul não sei mas amarela já comi - comentou o Fábio.
-Sopa vermelha - disse a Ema.
- E como se faz sopa vermelha? Perguntei.
-Com tomate - respondeu.
-E eu já comi cor-de-laranja, com cenoura - acrescentou a Catarina.
-Que vos parece se ensinassemos a mãe da Marta a fazer uma sopa de outra cor? -perguntei.
-Sim, sim, isso mesmo vamos fazer sopa! - responderam.
-Mas não pode ser verde - disse o Carlos.
-O que precisamos para fazer uma sopa? - questionei.
As respostas foram surguindo, cenouras, batatas, abóbora, couve... não isso não porque senão fica verde.
Fomos então à cozinha ver se lá havia alguma coisa e descobrimos um caixote...
Oh! Que grande confusão, aqui dentro tem fruta e cenouras e couve e...está tudo misturado!!!
Colocamos tudo no chão e fomos nomeadando cada produto à medida que os iamos tirando do caixote. Seguidamente conversamos sobre o tipo de utilização de cada alimento. As respostas variaram alguns eram para a sopa, para a salada, a mãe punha na comida, eram para sobremesa.
Pedi ainda que os agrupassem por cores, não houve dificuldade.
Chegou o momento de arrumar no sítio certo, dois cestos de cores diferentes ajudaram a fazer melhor a separação...frutos para um lado...não frutos (legumes) para o outro.
Questinonei o grupo:
-Têm a certeza que esta separação está correcta?
-Será que não há frutos no cesto azul, serão todos legumes?
Registei as ideias prévias das crianças, bem como a cor atribuida e a forma de utilização de cada produto (sopa, salada, sobremesa, na comida)
Fruto ou Legume?
Face à duvida colocada e perante a certeza das crianças de que a separação dos frutos e não frutos estava correcta, fomos verificar quais os que tinham dentro sementes partindo do princípio que todos os frutos têm sementes no interior.
Procedeu-se ao corte dos produtos e a uma nova classificação.
Constataram que em relação à primeira classificação quatro produtos tinham mudado de cesto porque tinham dentro sementes, a abóbora, o pimento, o tomate e o feijão verde.
Alguns são usados como fruta e outros como legume.
Então a nossa sopa vai ter legumes e frutos porque pode levar a abóbora e o tomate.
Procedi a um novo registo, semelhante ao primeiro, desta 2.ª classificação, comparando-a com as ideias iniciais.
(Esta actividade consta da brochura "Despertar para a Ciência".)
Seguidamente iniciamos a escolha dos ingredientes que iriamos usar na sopa, tendo sido eliminados os mais verdes.
1 comentário:
Olá Lenita. Os meus meninos comem a sopinha toda. Adoram canja e não gostam muito de caldo verde, mas lá vão comendo deixando as couves de lado. Uma experiência muito gira que eles adoraram fazer foi sumo de maracujá. Experimentem!
Beijinhos
Enviar um comentário