sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Come a sopa Marta!

"Todas as noites a Marta se sentava para comer e todas as noites ouvia a mãe dizer:
- É para comer tudo até ao fim!
E ali ficava a olhar para toda aquela imensa papa verde, a tentar descobrir a melhor maneira de comer sem que o cheiro lhe chegasse ao nariz", (trecho do livro).

Ouvimos esta história com muita atenção e ficamos impressionados...coitadinha da Marta, tem que comer TODOS os dias sopa VERDE!
-Podia ser sopa azul - disse o Tiago.
Mas ninguém tinha comido sopa azul, será que existe?
-Azul não sei mas amarela já comi - comentou o Fábio.
-Sopa vermelha - disse a Ema.
- E como se faz sopa vermelha? Perguntei.
-Com tomate - respondeu.
-E eu já comi cor-de-laranja, com cenoura - acrescentou a Catarina.
-Que vos parece se ensinassemos a mãe da Marta a fazer uma sopa de outra cor? -perguntei.
-Sim, sim, isso mesmo vamos fazer sopa! - responderam.
-Mas não pode ser verde - disse o Carlos.
-O que precisamos para fazer uma sopa? - questionei.
As respostas foram surguindo, cenouras, batatas, abóbora, couve... não isso não porque senão fica verde.
Fomos então à cozinha ver se lá havia alguma coisa e descobrimos um caixote...
Oh! Que grande confusão, aqui dentro tem fruta e cenouras e couve e...está tudo misturado!!!
Colocamos tudo no chão e fomos nomeadando cada produto à medida que os iamos tirando do caixote. Seguidamente conversamos sobre o tipo de utilização de cada alimento. As respostas variaram alguns eram para a sopa, para a salada, a mãe punha na comida, eram para sobremesa.
Pedi ainda que os agrupassem por cores, não houve dificuldade.
Chegou o momento de arrumar no sítio certo, dois cestos de cores diferentes ajudaram a fazer melhor a separação...frutos para um lado...não frutos (legumes) para o outro.



Questinonei o grupo:
-Têm a certeza que esta separação está correcta?
-Será que não há frutos no cesto azul, serão todos legumes?
Registei as ideias prévias das crianças, bem como a cor atribuida e a forma de utilização de cada produto (sopa, salada, sobremesa, na comida)

Fruto ou Legume?


Face à duvida colocada e perante a certeza das crianças de que a separação dos frutos e não frutos estava correcta, fomos verificar quais os que tinham dentro sementes partindo do princípio que todos os frutos têm sementes no interior.

Procedeu-se ao corte dos produtos e a uma nova classificação.
Constataram que em relação à primeira classificação quatro produtos tinham mudado de cesto porque tinham dentro sementes, a abóbora, o pimento, o tomate e o feijão verde.
Alguns são usados como fruta e outros como legume.
Então a nossa sopa vai ter legumes e frutos porque pode levar a abóbora e o tomate.
Procedi a um novo registo, semelhante ao primeiro, desta 2.ª classificação, comparando-a com as ideias iniciais.

(Esta actividade consta da brochura "Despertar para a Ciência".)
Seguidamente iniciamos a escolha dos ingredientes que iriamos usar na sopa, tendo sido eliminados os mais verdes.

1 comentário:

ourlovevan disse...

Olá Lenita. Os meus meninos comem a sopinha toda. Adoram canja e não gostam muito de caldo verde, mas lá vão comendo deixando as couves de lado. Uma experiência muito gira que eles adoraram fazer foi sumo de maracujá. Experimentem!
Beijinhos