sábado, 12 de novembro de 2011

Padrões e Problemas!

Esta semana fizemos algo diferente, resolvemos problemas numa ficha de trabalho!
Já somos grandes e gostamos deste desafio, claro que é preciso usar materiais manipuláveis para ajudar na resolução, alguns dos desafios eram um pouco difíceis. Todos eles envolviam castanhas!
O 1.º era um padrão, uma castanha para com o parte em bico para baixo, outra com o "bico" para cima...fazer primeiro com as castanhas depois registar na ficha.
O 2.º era de continuar um padrão com três cores de castanhas, vermelho, azul,, amarelo (eras castanhas mascaradas)!
O 3.º era uma sequência cuja lei de formação constitui somar uma unidade ao termo anterior para obter o termo seguinte, ou seja,  um padrão crescente de soma 1. 1 castanha, + 1; 2 castanhas + 1; 3 castanhas + 1...assim até 6. Primeiro com as castanhas...depois desenhar na ficha.
O 4.º e ultimo, o mais difícil, era semelhante ao anterior mas com soma 2, sempre + 2 castanhas a juntar às anteriores. 
O Gonçalo na foto está a exemplificar, ele já tinha resolvido tudo!
Para já só os mais crescidos fizeram, mas os outros passaram o tempo a dizer que "também quero fazer isso"...e vamos tentar simplificar para eles. 
Gostei dos problemas que a colega Juca do Bloguefólio fez com o grupo dela...se calhar experimentamos esses também, ainda temos castanhas e ouriços na sala!

2 comentários:

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Bom, parece que estamos em sintonia matemática ;)

Claro que cada uma com a sua faixa etária, o que é determinante na complexidade das propostas. Gostei, mas este ano (ainda) não posso fazer...

Bjs, Juca e Sala Fixe

Marília disse...

Gostei! No Jardim da Aldeia também fizemos muitos exercícios de matemática com as castanhas. Mas estes desafios estão muito bons para os meninos de 5/6 anos. Bjocas Marília do Jardimdaaldeia