quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Conhecem a Maria Castanha?

Uma história que me tem acompanhado, há 25 anos que a conto aos pequeninos! Hoje Dia Mundial contra o racismo pareceu-me bem divulga-la, agora, com as novas tecnologias, ela surge renovada, a mensagem que encerra mantêm-se atual e importante. Maria a menina a quem também chamavam Maria Castanha porque era... "uma menina diferente: não tinha bochechas encarnadas, mas uma carinha redonda, castanha, com dois grandes olhos escuros e brilhantes."  O texto é de Maria Isabel Mendonça Soares, da colectânea ”Contos no Jardim”. 
Gostamos muito de a ver e ouvir nesta versão que encontramos no Youtube.




Tal como na história, também precisamos de fazer uns "cartuchos" para as castanhas...não são bem cartuchos, são mais...umas Maria ou Manuel...castanhos!
 Recortamos com cuidado o molde, como o papel estava num rolo custava e ficar direito e foi preciso entreajuda, o que não constituiu nenhum problema!
Houve quem desenvolve-se estratégias para ultrapassar a dificuldade sózinho!
 Depois pintamos a preceito.
Adoramos pintar, é mesmo fixe!
Ainda não estão prontos...amanhã mostramos o resultado final!
Entretanto também começamos a fazer a menina da história, a "Maria Castanha", para a cabeça usamos uma castanhinha, o vestido foi uma  a ideia que vi nas bruxas da educadora Luz do blogue Pequenos Passos, recriamos um pouco...e cá estão as primeiras!
Vestidinhas com triângulos...pernas e braços com rectângulos, mãos e pés com círculos!
Um pouco de geometria...achamos que estão bem giras!
Temos muito trabalho em mãos e muitas mãos a trabalhar!

Sem comentários: