sexta-feira, 30 de abril de 2010

As "Maias".

No distrito de Viana do Castelo, nesta época do ano, as giestas são abundantes e florescem em majestosas manchas de amarelo garrido.
Manda a tradição que na tarde do 30 de Abril se colha a giesta (também apelidada de “Maio” por florir nesta altura) e depois se coloque nas portas e janelas. Fica assim a casa desprotegida à tentativa de entrada pelo "diabo".
Nesta zona para além do raminho de giesta também é tradicional fazerem-se belíssimas coroas de flores, cujo aro é confeccionado com a giesta e profusamente decorado com flores de vivas cores.
Embora a tradição já não seja o que era ainda há muitos que a seguem, principalmente nas aldeias.
Existem diversas lendas associadas a esta tradição, umas de cariz folclórico e pagão, outras de índole religioso. Se quiserem ficar a conhecer um pouco mais sobre este costume podem ver consultar aqui e ainda aqui.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira todos os anos organiza uma exposição que conta com a participação das escolas, entre outras entidades.
Os trabalhos foram entregues hoje.
Este ano, decidimos apelar à colaboração dos pais e construir um painel com todas as “Maias”. Criatividade não faltou, as flores são feitas com os mais variados materias (meias, tecido, crochet de trapo, papel, etc.). Pedimos que não usassem naturais porque precisam manter-se bonitas todo o tempo que durar a exposição, ou seja uma semana!
O resultado final foi exuberante!
Ontem, quando já tudo estava quase pronto, um dos meninos resolveu “regar” as flores!!!
O painel teve que ser todo refeito porque água e papel crepe não são bons companheiros! Foram assim "por água abaixo" umas "horinhas" de trabalho, o fundo que era amarelinho está agora branco.

(Para verem o nome dos meninos é preciso clicar na imagem)
Obrigada a todos os pais, às auxiliares Anjos e Eugénia, ao pai da Sara que nos arranjou o cartão de serviu de base ao painel, e ainda à avó da Catarina, a D. Ana, que nos trouxe a giesta cobertinha de flores.
A foto do resultado final está cortada na apresentação de slides, fica aqui inteirinha.
Se passarem por Vila Nova de Cerveira a partir de amanhã à tardinha, não deixem de passear pela zona centro, apreciem as fachadas dos edifícios cobertas de maravilhosas “Maias”. No cláustro do edifício do Solar dos Castros estarão expostas as Maias que as escolas fizeram, a diversidade e criatividade é sempre enorme.

Sem comentários: