segunda-feira, 22 de março de 2010

Dia da Árvore.

Comemoramos hoje o Dia da Árvore.
Começamos por ver o livro "As Estações" Iela Mari , reeditado em 2009 pela Kalandraca.
Apresenta-nos um carvalho ao longo das 4 estações e as suas transformações. Acompanham-no um esquilo, um casal de passarinhos e umas sementinhas. Conversa vai e vem...falamos das bolotas e da nossa sementeira de bolotas que não produziu nada, por motivos "acidentais", digamos assim!
Já o mesmo não sucedeu de baixo do carvalho, pois estão a germinar imensas bolotas! Que já estavam apanhadas e prontinhas para serem observadas com muita atenção!
Podemos observar como uma semente germina e se transforma numa nova planta, uma árvore bébé!
Esta bolota ainda tem a casca (o tegumento).
Esta já não tem a casca e esta bolota está dividida em duas partes  (dois cotilédones), de dentro sai o embrião, o pequeno rebento, com as primeiras folhas a despontar.
A raiz  grossa e forte e as raízes secundárias, mais pequeninas, vão à procura de terra para se enterrarem e dai retirarem a água e os sais minerais necessários ao seu crescimento.
Plantamos os pequenos carvalhos em vasos.
Deitamos terra...
Colocamos uma etiqueta com o nome e no fim do dia levamos os vasinhos para casa!
Vamos planta-los com os pais no quintal ou, caso não seja possível, numa floresta por perto.
Já sabemos que as árvores são muito importantes e grandes amigas do ambiente, purificam o ar e, entre muitas outras coisas, dão-nos oxigénio.

1 comentário:

Juca disse...

Pois com vocês aconteceu o mesmo que connosco: a nossa sementeira de bolotas não se desenvolveu!
Amanhã vou pedir aos meninos da Sala Fixe para irem espreitar debaixo dos carvalhos... quem sabe se também aconteceu o mesmo por lá!

Bjs, Juca e Sala Fixe