quinta-feira, 4 de março de 2010

4.º dia da "Semana da leitura"

 Hoje foi a vez da D. Ana Elisabete (mãe do Tiago) nos vir contar uma história. O Livro escolhido foi o "É Tão Injusto"  de Pat Thomson e Jonathan Allen.
 A D. Ana foi-nos apresentado, de uma forma muito expressiva, esta divertida história de uma gato muito, muito travesso que a dona expulsa de casa à vassourada! Os animais da quinta onde mora  ficam indignados com o sucedido!
À medida que os animais vão contando o sucedido uns aos outros o gato vai acrescentando uma nova travessura.
As primeiras a ouvir os lamentos do gato são as galinhas que, de forma muito solidária, vão imediatamente  contar aos patos. Então o gato acrescenta mais uma "pequena" asneira, que os patos partilham com os perus...e assim por ai fora.
A estrutura em cadeia acrescenta e repete a  informação, apelando à participação das crianças que vão repetido a expressão que dá titulo ao livro, em jeito de refrão, "É tão injusto".
A ilustração coloca lado a lado os diálogos dos animais e a malandrices do gato.
Este gato faz grande confusão por onde passa, mas recusa-se a assumir a responsabilidade pelos seus actos. 
A narrativa permite reflectir sobre o conceito de justiça e injustiça. O que pensa quem esteve envolvido nos acontecimentos e o que acha quem apenas escutou o relato do acontecido (na perspectiva do gato).
Uma história óptima para miúdos...diria até que para graúdos também. Devemos assumir a consequencia dos nossos actos e evitar tomar partido sem ter o cuidado de escutar todas as versões dos factos!

Obrigada a D. Ana Elisabete, gostamos muito desta história.

Sem comentários: