sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Ainda o Ciclo da Água!

Agora que já apredemos com as nossas experiências a distinguir os 3 estados fisicos da água e que já percebemos melhor como a água vai para as nuvens, estamos a tentar perceber "o Ciclo da Água".
A história da Juca mostrou-nos essa viagem, o filme outra viagem diferente e hoje, para reforçar um pouco mais  ouvimos a história  "A Menina Gotinha de Água". Resumida porque é muito grande e ficamos "cansados" depressa.
Tentamos visualizar o ciclo da água com uma maqueta,  gentilmente cedida pelo Aquamuseu de Cerveira, que representa a viagem da "Menina gotinha de água" desde o mar até à nuvem. Depois a saída da nuvem (chuva) e o regresso pelo rio até chegar de novo ao mar.

Em baixo está a água (préviamente aquecida) , representa o mar. Depois a zona de terra, com as montanhas e os rios e lagos.
Por cima o céu com uma grande nuvem (dentro da nuvem tem gelo e água fria).
Fecha-se durante algm tempo. Ah! muito impotante o sol tem que aquecer a água do mar... e depois...

Embaciou, não vemos nada...ui! Tantas mãos a mexer...todos a querer ver...e as mãos que não conseguem estar quietinhas...pronto entornou-se tudo!
Adoram mexar na água...então mexam no banho, não tomam banho?
Simmmm!
Bem vamos lá repetir, desta vez na mesa...água quentinha...esperar um pouco....

A nuvem que antes estava seca por baixo agora está cheia de pingos a cair...é a chuva!

As gotinhas de água viajaram até esta nuvem, depois vão cair nas montanhas, nos lagos, nos rios...bem algumas cairam nas cabeçinhas de meninos malandrecos!
No fim da viagem voltam ao mar e ficam lá à espera de outra viagem.
Aos poucos vamos percebendo melhor estas coisas tão interessantes (mas um pouco complicadas)!
Também vamos aprendendo a ser um pouco mais pacientes!!!

4 comentários:

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

É muito importante ser paciente... nós já sabemos que a paciência "acende a luzinha do nosso coração e fá-la brilhar bem forte"!

Que recurso interessante vocês arranjaram para aprender mais coisas sobre o ciclo da água. Como disse alguém no nosso JI, é mesmo um "pestáculo"! (espectáculo)

Bjs, Juca e meninos da Sala Fixe

Mª Leonor Albuquerque (S.Encarnada) disse...

Achei o máximo esse recurso. Uma vez, eu e um colega, o Henrique, usámos uma panela com água que aquecia, mas ficou muito aquém da vossa experiência.5 estrelas!

rute moura disse...

Obrigada pela partilha desta importante oportunidade de aprendizagem!

Xinha disse...

Olá Lenita
Nós também temos andado à volta destas descobertas da água nos diversos estados e nas experiências com água.
Comecei por tentar perceber o que as crianças pensavam sobre estes assuntos e à pergunta "De onde vem a chuva" desde que vem do céu e das nuvens, à explicação centífica, a que são os Anjos a chorar e a que é Jesus que deita um copo de água para regar as plantas... : )
Beijinhos da Xinha