quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Teatrinho: "O Dentinho"

Hoje continuamos a falar sobre os dentes e a saúde oral.
Vimos um teatrinho muito engraçado. Era sobre um dentinho que estava muito trite, estava doente e com dores coitadinho. Assim que viu o rebuçado ficou zangado..."foste tu o culpado!"
O rebuçado ficou ofendido achava que a culpa não era sua, era do chocolate!
Gerou-se uma discusão entre os dois até que apareceu a maça...
...ela era uma boa amiga do dentinho e disse-lhe que se ele comesse mais maças e menos doces agora não estaria assim!
Então chegou o dentista que se prontificou a ajudar. Entretanto o rebuçado quis esclarecimentos, ele continuava a achar que não era o culpado da doença do dentinho!
O dentista explicou que comer muitos doces faz mal aos dentes porque as bactérias gostam muito de crescer em bocas doces! Crescem, ficam fortes e atacam os dentes, mas para além disso o dentinho tinha-se esquecido de outros amigos muito importantes... a escova e a pasta dos dentes! Depois tratou dele, que ficou bem melhor.
Os amigos, escova e pasta, também vieram ajudar.
Este dentinho ganhou juízo e já aprendeu que só pode comer doces uma vez por outra,  que tem que se lavar de manhã e à noite, e sempre que comer doces!
Agora estamos a construir um registo  sobre os alimentos que ajudam a fortalecer os dentes e os deixam felizes, e os alimentos que são prejudíciais e deixam os dentes tristes.
O texto deste teatrinho é de António Nóvoa e alunos do Magistério Primário de Aveiro - 1977. As imagens encontrei na net, já não sei dizer onde!
Introduzi dois novos personagens, a escova e a pasta de dentes, e na hora improvisei bastante. Podem fazer o download do texto e imagens aqui .

Sem comentários: