quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Sementes - Ateliê de dança criativa.

No dia 2 de novembro, logo depois do feriado, fomos à Biblioteca Municipal participar num ateliê muito interessante. A companhia de teatro Comédias do Minho" apresentou -nos um espetáculo muito interessante, onde "os gestos, ritmos e movimentos do ciclo da terra são o pretexto para um primeiro contato com a dança e expressão corporal. As crianças experimentam descobrir e habitar o espaço com o corpo enquanto elemento criativo".


Uma belíssima música de fundo, um ambiente escuro e a magia das sombras fizeram a primeira parte da apresentação do ciclo de vida de uma planta.


Na 2.ª parte passamos para o outro lado do pano e recriamos os movimentos da sequência da história.


Lançar (a semente à terra)


Aconchegar


Pisar a terra


Regar


Crescer 


Voar (no bico do passarinho ou no vento... lá vai a sementinha)


Aqui estamos a repetir a dança.


Na 3.ª parte fomos nós os atores.


Metade do grupo de cada vez.

Já de volta à sala de aulas recordamos a história e comparamos com esta aqui (que foi  adaptada para esta dramatização).

Ainda nada from Joana Bastos

Elaboramos o registo, como sempre fazemos, deixamos alguns exemplos...
.




Vamos lançar sementes, vamos sim. mas mais tarde porque agora... agora temos que preparar a festa do "Magusto", por aqui vivemos entre festas.

1 comentário:

Marília disse...

Aqui há já alguns anos também fui a um atelier de dança criativa, (era com um balão...) feito com as sombras. As crianças, (e eu!)adorámos. Que bom poderem ter participado é uma experiência muito enriquecedora e mágica!