quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Resolvendo um problema

Esta semana é dedicada à preparação da festa do "Magusto".
Os cartuchos estão quase prontos (depois mostramos), a canção também já a sabemos cantar  praticamente toda. Temos abordado o tema de diferentes ângulos,  na música e dança, na linguagem e abordagem à escrita, na expressão plástica e hoje foi a vez da matemática.
Resolvemos um problema que nos colocou um menino muito distraído, o João (o João és tu professora!). Ele entrou na sala de mochila às costas (é do Lourenço), casaco de menino pelas costas  (é do Martim) e com um saco de castanhas na mão! Então contou e mostrou o que lhe sucedeu...

- Levei um saco de castanhas para o Magusto da escola.
O saco estava furado e não reparei.
Ao sair de casa caiu do saco 1 CASTANHA. Na paragem, enquanto esperava pelo autocarro, caíram mais 2 CASTANHAS.  Dentro do autocarro caíram mais 3 CASTANHAS. Ao sair do autocarro caíram mais 4 CASTANHAS.
Quantas CASTANHAS perdi?



Como este ano é a 1.ª vez que vamos resolver um problema desta forma a Helena preparou a folha de registo para ajudar um bocadinho (para ver maior basta clicar sobre a imagem).







Correu muito bem  e quase todos conseguiram resolver o problema. Somando todas as castanhas perdidas descobriram que o João perdeu 10 castanhas. Muitas crianças já conseguem associar o algarismo à quantidade e fazer a sua grafia.

3 comentários:

Gabriela disse...

Uma maravilha...meninos que sabem muito bem trabalhar com a "Caixinha mágica" e descobrir coisas tão importantes a brincar. Parabéns
Gabriela

Mª Leonor Albuquerque (S.Encarnada) disse...

Gostei muito do registo desta atividade. Geralmente faço-a, mas sem o registo e assim fica muito mais completa.
bjs,
Leonor

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Olá Lenita, como sempre é muito agradável passear por aqui...
De tal forma que venho convidar-te a aderir à rede Educadores Multiplicadores, é muito fácil, basta entrares aqui http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/ e inscreveres o sementes mágicas.
As boas práticas devem ser "multiplicadas"!

Bjs, Juca