terça-feira, 27 de novembro de 2012

Pão, pão, pão, pão!

Quatro, não nos ficamos só por um!
Quatro tipos de pão todos diferentes, foi o que fizemos depois de visitar os Moinhos a aprender tanto sobre o ciclo do pão. Não podíamos deixar de meter as mãos na massa, até porque por aqui ninguém parecia saber como se fazia o pão.


Observamos os ingredientes reunidos:

  •  3 tipos de farinha diferentes -  trigo, centeio e farinha de milho branca. Comparamos a farinha com os grãos antes de moer que alguns meninos trouxeram (milho, trigo e centeio).
  • 2 tipos de fermento  -  fermento seco e fermento de padeiro fresco.
  • sal;
  • água;
  • açúcar;
  • manteiga.

Começamos na véspera, pois um dos pães precisava de levedar muitas horas (12h a 18h) misturamos a farinha de trigo, água , sal e fermento  e ficou a "dormir" na escola,  esse foi o "Pão sem Amassar".


Ora, fazer pão e não amassar não tem muita graça por isso fizemos uns pães pequeninos: pesamos 800 g de farinha de trigo, medimos 500 ml de água, fizemos uma cova no centro da farinha e ai colocamos um pacote de  fermento seco, 2 colheres de sobremesa de açúcar (porque o fermento ao acordar tem muita fome e é muito guloso) e uma colher de sopa de manteiga e a água.


Foi muito bem mexido (por todos).


A certa altura foi preciso amassar... que fixe!


Não faltaram mãozinhas (bem lavadas) para amassar.


Também existem máquinas especiais para fazer pão, e a educadora Henriqueta teve a gentileza de trazer a dela e nos vir demonstrar com funciona.  Este pão foi feito com uma farinha especial para a máquina de pão que já tinha diferentes tipos de cereais misturas e por isso chamou-se "Pão de Mistura".


Falta ainda mais um, muito importante, a Broa de Milho. Esta receita foi feita com medidas, 5 medidas (250 ml cada) de farinha de milho e 2 medidas de farinha de centeio, 2 cubos de fermento fresco, sal e água. Este pão fez a Helena, porque a farinha de milho tem que ser escaldada com água a ferver e por só ficamos a ver.


Na parte da tarde a massa dos pãezinhos já tinha levedado e cresceu muito, agora era a altura de modelar os pães.

Cada menino modelou um ou dois pães, massa era muito fofinha e não se podia apertar.


Depois ficaram um pouco a descansar para crescerem um bocadinho (levedar).


A broa de milho também esteve a levedar algum tempo  e cresceu muito!


Dentro da máquina de pão também estava massa a crescer...


O pão sem amassar foi o 1.º a ficar pronto.


Aqui já estavam todos cozidos, quentinhos e prestes a serem provados, comidos com manteiga e doce de tomate que a avó do Daniel fez e nos ofereceu.

Agora vejam de perto o aspeto do interior do nosso pão!








Comemos de todos e ficamos muito felizes por termos sido verdadeiros padeiros por um dia!



No dia seguinte fizemos um registo e avaliamos os diversos tipos de pão. Quase todos gostaram muito das quatro variedades.


2 comentários:

Carla Tiago disse...

Ai que bom aspeto,tem esse pao, fiquei com água na boca e quentinho já ia, pra a proxima mande um bocadinho pra mim hehheh bjs

Anónimo disse...

Mais uma vez parabéns pelo trabalho realizado. Mãe do Mateus.