Fomos recebidos pelo professor Luís, que tinha preparado uma aula de matemática sobre simetrias.
Mostrou que uma simetria tem uma linha de "eixo de simetria", sendo que ambos os lados são semelhantes, como se estivessem a ser vistos num espelho.
Exemplificou fazendo uma pintura, dobrando a folha, onde colocou gotas de tinta apenas num dos lados, ao dobrar e juntar ambas as parte surgiu o desenho simétrico.
Também fez um recorte numa folha dobrada ao meio, sem cortar o eixo de simetria.
Depois realizamos diversos jogos no quadro interativo, com o programa "Escola Virtual".Exemplificou fazendo uma pintura, dobrando a folha, onde colocou gotas de tinta apenas num dos lados, ao dobrar e juntar ambas as parte surgiu o desenho simétrico.
Também fez um recorte numa folha dobrada ao meio, sem cortar o eixo de simetria.
Estivemos muito atentos e interessados, por isso acertamos a solução dos problemas apresentados.
No final fizemos uma simetria com as asas de uma borboleta, pintamos uma asa, dobramos pelo eixo de simetria, esfregamos um pouco....
Ao abrir obtivemos uma figura simétrica.
Gostamos imenso desta atividade.
O nosso obrigada ao professor Luís.
Levamos as borboletas para a sala e depois de secas recortamos e montamos. Os nossos colegas de 4 anos também quiseram fazer, por isso agora temos muitas borboletas coloridas.
Borboletas, adorinhas e o mural do "Dragão das Mil Flores"... a primavera mora na nossa sala!
3 comentários:
a parte de terem ido á sala do 1º ano para a Ariana foi muito boa ela adorou falou nisso durante dias "sabes mae fui á sala que para o ano vou"........... belo trabalho adorei... beijinhos
Estes são sempre momentos muito importantes,para eles e para nós... É o primeiro sopro, o primeiro mergulho na liberdade, o primeiro bater de asas que os levará para fora do ninho e para voos mais altos!
Acho estas iniciativas fantásticas. O meu filho mais novo para Setembro vai para o 1º Ciclo e acho que lhe ia fazer bem este tipo de iniciativa.
Parabéns.
Bjs Ana
Enviar um comentário