segunda-feira, 7 de maio de 2012

Visita ao Museu Convento de San Payo

Realizamos uma visita ao museu Convento de San Payo, no dia 20 de Abril, onde se encontram muitas obras do artista, escultor e pintor, José Rodrigues. Ficamos a saber que uma parte do convento é também a sua casa.
Na sala do Oriente colorimos umas etiquetas, com um desenho do mestre José Rodrigues, que nos conferiu o titulo de "ajudantes da limpeza do museu", algo muito importante!
Observamos algumas das obras da coleção particular que se encontram na sala da capela do Convento.
 Vimos a exposição de maquetas de cenários que foram construídos pelo José Rodrigues, são teatrinhos em miniatura.
Pudemos explorar com as mãos uma escultura que representa uma cabeça sobre uma almofada. Era fria e dura, parecia uma almofada verdadeira, mas descobrimos que era feita de bronze.
Na sala de esculturas em barro, realizamos um jogo e observamos algumas peças, especialmente um braço de gesso, que representa a mão do artista.
 Pudemos "ver" com as mãos.... usando o tato, que é um orgãos dos sentidos muito importante e com ele descobrimos a textura dos materiais.
Na galeria fizemos um jogo muito giro, tinhamos que descobrir o que se escondia debaixo dos chapúes da bruxa  Pantaleona (uma bruxa muito boa, que é nossa amiga e mora na floresta do convento), ele não pôde estar presente porque era dia de fazer limpeza! .
No exterior observamos mais algumas esculturas que representam elementos da natureza e uma "Anja!.
Gostamos muito desta visita.
Inspirados pelas obras de José Rodrigues, iremos fazer nós uma trabalho para a Mostra de Arte Infanto-juvenil deste ano. Será uma pequena homenagem a este grande artista do qual muito gostamos.

Sem comentários: