Terminadas as sementeiras, retomamos as atividades dedicadas ao projeto "Heróis da Fruta", desta vez com finalidade solidária. Os "Heróis da Fruta Solidários" foram programados conjuntamente pelas 5 salas do pré-escolar no nosso Centro Escolar. Decidimos fazer um doce e assim reunir donativos para a APCOI. Esta programação envolveu a participação dos pais, que foram sensibilizados nas reuniões que se realizaram no inicio de Janeiro, logo que começamos a desenvolver o projeto. Foram eles que ofereceram todos os ingredientes e irão ajudar na sua venda.
Chegamos ao momento de colocar a ideia em ação.Compreendeu diversas etapas...
Descascar e partir a abóbora.Todos colaboraram... a abóbora era grande!
Pesar a abóbora e o açúcar em quantidades iguais..
1 kg de açúcar e 1 kg de abóbora.
Pesar todo o açúcar, tendo por referencia 1 kilograma exato num dos pratos da balança e colocando no outro a quantidade suficiente para equilibrar os pratos.
Repetir a operação as vezes necessárias até esgotar todo o açúcar e somar.
Pesar a abóbora noutra balança diferente, com um só prato e um mostrador, 1 kilograma de cada vez, até obter o mesmo peso do açúcar (5 kilogramas).Etapa seguinte... na cozinha do refeitório colocar todos os ingredientes na panela. Faltam aqui as nozes que depois de descascadas foram adicionadas, já durante a cozedura do doce.
Não podemos passar do balção, o doce ficou ao lume, com vigilãncia das senhoras cozinheiras... nós...
... temos muito ainda que fazer!
Recortar círculos de tecido para cobrir os frascos onde será colocado o doce... difícil porque as tesouras da nossa sala já só cortam papel!
Depois de recortados (a maioria pelos adultos) foram decorados, carimbamos uma abóbora em cada, todos pintaram paninhos.
Seguiu-se a preparação dos rótulos, que foram decorados a preceito!
Quando o doce ficou pronto, (o nosso só ficou no dia seguinte porque foi preciso esperar pela vez... todas as salas do pré-escolar fizeram doce) voltamos ao refeitório para encher os frascos.
Tarefa realizada pelos adultos, porque estava quente.
Ficaram a arrefecer e nós... continuamos a trabalhar, cortar o papel vegetal... preparar todo os rótulos...
Uma grande maratona de trabalho para todos! Colar rótulos, arrolhar frascos, ou na maior parte dos casos colocar o papel vegetal, depois tapar com paninho e prender com ráfia, preparar os formulários de donativos e uma informação para os pais!
Mais de 70 frascos prontos para seguirem para casa e serem vendidos, de forma simbólica.
Contamos desta forma reunir donativos, para que a Associação de Portuguesa Contra a Obesidade Infantil possa continuar a desenvolver o seu trabalho de prevenção, formação investigação, no campo da nutrição, obesidade infantil e doenças associadas.
Nós aqui, felizmente, não temos problemas de obesidade, e uma vez por outra podemos comer um doce, neste caso caseiro, com muita abóbora e nozes. Provamos, com tostas que a Helena trouxe! Bem bom!
4 comentários:
o doce está uma delicia e eu que nao sou muito apreciadora de doce de abobora este tem um sabor especial. parabens e espero que tenha valido a pena o esforço de todos vós... beijinhos a todos..
Ai que delícia...também quero! Adoro ver os miúdos na confecção.
Parabéns querida amiga!
Laura
Uma bonita ideia e uma atividade muito rica e docinha.
Bom trabalho
Prof. Anabela
BLOGando na Escola
Muito bom, rico trabalho parabéns a todos bjs
Enviar um comentário