domingo, 5 de fevereiro de 2012

Heróis da Fruta Solidários.

Terminadas as sementeiras, retomamos as atividades dedicadas ao projeto "Heróis da Fruta", desta vez com finalidade solidária. Os "Heróis da Fruta Solidários" foram programados conjuntamente pelas 5 salas do pré-escolar no nosso Centro Escolar. Decidimos fazer um doce e assim reunir donativos para a APCOI. Esta programação envolveu a participação dos pais, que foram sensibilizados nas reuniões que se realizaram no inicio de Janeiro, logo que começamos a desenvolver o projeto. Foram eles que ofereceram todos os ingredientes e irão ajudar na sua venda.
Chegamos ao momento de colocar a ideia em ação.Compreendeu diversas etapas...
 Descascar e partir a abóbora.
 Todos colaboraram... a abóbora era grande!
 Pesar  a abóbora e o açúcar em quantidades iguais..
 1 kg de açúcar  e 1 kg de abóbora.
 Pesar todo o açúcar, tendo por referencia 1 kilograma exato num dos pratos da balança e colocando no outro a quantidade suficiente para equilibrar os pratos.
Repetir a operação as vezes necessárias até esgotar todo o açúcar e somar.
 Pesar a abóbora noutra balança diferente, com um só prato e um mostrador, 1 kilograma de cada vez, até obter o mesmo peso do açúcar (5 kilogramas).
Etapa seguinte... na cozinha do refeitório colocar todos os ingredientes na panela. Faltam aqui as nozes que depois de descascadas foram adicionadas, já durante a cozedura do doce.
 Não podemos passar do balção, o doce  ficou ao lume, com vigilãncia das senhoras cozinheiras... nós...
 ... temos muito ainda que fazer!
Recortar círculos de tecido para cobrir os frascos onde será colocado o doce... difícil porque as tesouras da nossa sala já só cortam papel!
 Depois de recortados (a maioria pelos adultos) foram decorados, carimbamos uma abóbora em cada, todos pintaram paninhos.
Seguiu-se a preparação dos rótulos, que foram decorados a preceito!
Quando o doce ficou pronto, (o nosso só ficou no dia seguinte porque foi preciso esperar pela vez... todas as salas do pré-escolar fizeram doce) voltamos ao refeitório para encher os frascos.
 Tarefa realizada pelos adultos, porque estava quente.
 Ficaram a arrefecer e nós... continuamos a trabalhar, cortar o papel vegetal... preparar todo os rótulos...
Uma grande maratona de trabalho para todos! Colar rótulos, arrolhar frascos, ou na maior parte dos casos colocar o papel vegetal, depois tapar com paninho e prender com ráfia, preparar os formulários de donativos e uma informação para os pais!
Mais de 70 frascos prontos para seguirem para casa e serem vendidos, de forma simbólica. 

Contamos desta forma reunir donativos, para que a Associação de Portuguesa Contra a Obesidade Infantil possa continuar a desenvolver o seu trabalho de prevenção, formação investigação, no campo da nutrição, obesidade infantil e doenças associadas.
Nós aqui, felizmente, não temos problemas de obesidade, e uma vez por outra podemos comer um doce, neste caso caseiro, com muita abóbora e  nozes. Provamos, com tostas que a Helena trouxe! Bem bom!

4 comentários:

Ceu Garcia disse...

o doce está uma delicia e eu que nao sou muito apreciadora de doce de abobora este tem um sabor especial. parabens e espero que tenha valido a pena o esforço de todos vós... beijinhos a todos..

Era uma vez... disse...

Ai que delícia...também quero! Adoro ver os miúdos na confecção.
Parabéns querida amiga!
Laura

Anabela Santos disse...

Uma bonita ideia e uma atividade muito rica e docinha.
Bom trabalho

Prof. Anabela
BLOGando na Escola

Carla Tiago disse...

Muito bom, rico trabalho parabéns a todos bjs