sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Mapa de presenças

Aqui está o nosso mapa de presenças. É um quadro semanal, mais simples que o do ano passado (que era mensal),  achei que seria mais apropriado considerando o elevado número de crianças de 3 anos. Já quase todas conseguem preenche-lo diariamnete com correcção.
Tenciono substituir  a 2.ª coluna (onde se lê "simbolos") pelas fotos das crianças, porque gera alguma confusão o simbolo naquela posição. Eles não entendem porque é que já lá está um, uma vez que os utilizam para assinalar a presença em cada dia.
O mapa de presenças  é uma ferramenta muito rica porque permite-nos fomentar na criança uma grande diversidade de aprendizagens: vão memorizando a sequência dos dias da semana; conhecendo a representação escrita do seu nome e dos nomes dos  demais colegas; identificam o seu simbolo e o dos amigos; vão desenvolvendo o sentido de pertença a um grupo; identificam quem está presente e ausente nesse dia;  nomeiam algumas cores; memorizam o seu número e a sua ordem na série numerica; visualizam a  representação escrita dos números; aprendem a utilizar e ler uma tabela de dupla entrada. No final da semana contam as presenças e as falta.

3 comentários:

Mª Leonor Albuquerque (S.Encarnada) disse...

Olá, Lenita
O quadro das presenças que utilizo é semanal e tem uma dupla funções, pois tem também as placas com o nome que eles utilizam para copiar nos trabalhos. É muito funcional. Vou ver se arranjo uma foto e coloco no meu blogue para dares uma vista de olhos, se quiseres.

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Olá Lenita,
Olá Lenita,

Também eu, tal como tu, tive alguns receios em utilizar o quadro mensal (MEM) para marcação de presenças no caso das crianças de 3 anos;
Considerei até usar dois instrumentos, pois não queria "descer a fasquia" dos meninos que já frequentaram no ano anterior, mas acabei por o introduzir e criar parcerias entre os grandes e os pequenos com vista ao seu preenchimento diário;
Assim, cada menino do grupo dos finalistas pode ser ajudante e o preenchimento faz-se com caracteres diferenciados: os grandes marcam o P verde de presença e o F vermelho de falta e os pequenos marcam o X verde de presença e o X vermelho de falta.
E o que é certo é que tem resultado!

Quanto aos "símbolos", confesso que na minha prática cairam em desuso há muitos anos, pois não vejo qualquer utilidade em as crianças, mesmo as de 3 anos, se darem ao trabalho de memorizar um símbolo quando podem memorizar logo o seu nome, por associação à foto.

É nestas partilhas e reflexões que todos crescemos!

Bjs, Juca e Sala Fixe

Lenita disse...

Olá Juca, andei às voltas tal como tu com essa possibilidade (a de usar o quadro MEM), mas os meus alunos de 4 anos (que na maioria ainda têm 3 anos) ou frequentam pela 1.ª vez, ou estavam habituados a quadros semanais, só 3 crianças eram do meu grupo, daí a opção.
Os simbolos há muitos anos que não usava, para dizer a verdade partilho da tua opinião, mas teve que ser...ou então ainda não tinha nada!!!