Aqui está o nosso mapa de presenças. É um quadro semanal, mais simples que o do ano passado (que era mensal), achei que seria mais apropriado considerando o elevado número de crianças de 3 anos. Já quase todas conseguem preenche-lo diariamnete com correcção.
Tenciono substituir a 2.ª coluna (onde se lê "simbolos") pelas fotos das crianças, porque gera alguma confusão o simbolo naquela posição. Eles não entendem porque é que já lá está um, uma vez que os utilizam para assinalar a presença em cada dia.
O mapa de presenças é uma ferramenta muito rica porque permite-nos fomentar na criança uma grande diversidade de aprendizagens: vão memorizando a sequência dos dias da semana; conhecendo a representação escrita do seu nome e dos nomes dos demais colegas; identificam o seu simbolo e o dos amigos; vão desenvolvendo o sentido de pertença a um grupo; identificam quem está presente e ausente nesse dia; nomeiam algumas cores; memorizam o seu número e a sua ordem na série numerica; visualizam a representação escrita dos números; aprendem a utilizar e ler uma tabela de dupla entrada. No final da semana contam as presenças e as falta.
3 comentários:
Olá, Lenita
O quadro das presenças que utilizo é semanal e tem uma dupla funções, pois tem também as placas com o nome que eles utilizam para copiar nos trabalhos. É muito funcional. Vou ver se arranjo uma foto e coloco no meu blogue para dares uma vista de olhos, se quiseres.
Olá Lenita,
Olá Lenita,
Também eu, tal como tu, tive alguns receios em utilizar o quadro mensal (MEM) para marcação de presenças no caso das crianças de 3 anos;
Considerei até usar dois instrumentos, pois não queria "descer a fasquia" dos meninos que já frequentaram no ano anterior, mas acabei por o introduzir e criar parcerias entre os grandes e os pequenos com vista ao seu preenchimento diário;
Assim, cada menino do grupo dos finalistas pode ser ajudante e o preenchimento faz-se com caracteres diferenciados: os grandes marcam o P verde de presença e o F vermelho de falta e os pequenos marcam o X verde de presença e o X vermelho de falta.
E o que é certo é que tem resultado!
Quanto aos "símbolos", confesso que na minha prática cairam em desuso há muitos anos, pois não vejo qualquer utilidade em as crianças, mesmo as de 3 anos, se darem ao trabalho de memorizar um símbolo quando podem memorizar logo o seu nome, por associação à foto.
É nestas partilhas e reflexões que todos crescemos!
Bjs, Juca e Sala Fixe
Olá Juca, andei às voltas tal como tu com essa possibilidade (a de usar o quadro MEM), mas os meus alunos de 4 anos (que na maioria ainda têm 3 anos) ou frequentam pela 1.ª vez, ou estavam habituados a quadros semanais, só 3 crianças eram do meu grupo, daí a opção.
Os simbolos há muitos anos que não usava, para dizer a verdade partilho da tua opinião, mas teve que ser...ou então ainda não tinha nada!!!
Enviar um comentário