sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Alimentação Saúdavel

Nos últimos dias temos investigado e aprendido em que consiste uma alimentação saúdavel.
Começamos por conhecer o Tomás, um coelhinho muito guloso e que por isso deixou de caber nos calções. Podem conhecer a história aqui.

Procuramos descobrir o motivo da obesidade do coelhinho e como isso o fazia sentir perante as outras pessoas (a sua auto-estima).
Apoiamos a sua decisão de fazer dieta e de comer alimentos mais saudáveis. Decidimos dar-lhe uma ajuda na escolha desses alimentos, por isso construímos um registo com o Tomás mais elegante porque agora tem uma alimentação mais equilibrada.
(Esqueci-me de tirar a foto com o trabalho pronto, mas coloco na segunda-feira.)

Também nós já tomamos essa decisão (em conjunto com os nossos pais) há algum tempo. No lanche da manhã comemos todos os dias fruta e pela tarde pão e leite escolar.
Na segunda-feira o nosso lanche foi  ainda mais saudável porque fizemos sumo de laranja natural, para o acompanhar um delicioso pão integral com sementes de girassol e manteiga, celebramos desta forma o "Dia Mundial da Alimentação".
Decoramos um desdobrável (feito pela educadora Catarina da sala 5) que levamos para casa com alguma informação e uma deliciosa receita de bolo de laranja.
Recolhemos dados relativos ao que comemos em casa ao pequeno almoço. A canção que aprendemos diz "pão e leitinho, logo de manhã", quisemos saber se era mesmo assim. Registamos num gráfico de barras os resultados.
Concluímos que a maioria come muito bem ao pequeno almoço, apenas 3 meninos precisam de melhor porque tomar só leite é pouco!
Entre outras histórias e informação vimos este powerpoint, muito bem concebido, que aqui partilhamos e aproveitamos para dar os parabéns ao(s) seu(s) autor(es), da escola E.B.1 da Curveira..
Gostamos desta história e construímos uma roda da alimentação que é também um jogo, pois dá para tirar os alimentos e voltar a colar no sitio certo formando as famílias/grupos de alimentos..
Ainda não pudemos jogar porque só ficou pronta ao fim da tarde, segunda-feira vamos experimentar.

2 comentários:

ourlovevan disse...

Uau Lenita, tantos trabalhos fantásticos. Esse pão integral e esse suminho de laranja...hum...iam fazer-me muito bem...pois estou mesmo de dieta (motivos de saúde e não de peso). estou a fazer uns banquinhos...espreite...pois vai gostar.
Beijinhos e milsorrisoscoloridos

Luz disse...

Tantas coisas novas e úteis que aprenderam! obrigado pela história do Tomás!
Um abraço
Luz e amigos de Valejas