segunda-feira, 19 de julho de 2010

Blogues e educação - portfólios digitas.

A pertinência de construir blogues que retratam as actividades desenvolvidas nas salas de aula do Jardim-de-infância (ou de outros níveis de ensino) tem vindo a ser alvo de reflexão e estudo a diversos níveis. Assim aconteceu na ESE de Viana do Castelo, onde um grupo de docentes do Mestrado de "Supervisão Pedagógica" analisou um blogfolio, o da JUCA. As conclusões a que chegaram são muito interessantes e por isso aqui as deixo para que a reflexão possa ir ainda mais longe.
• É um instrumento detentor e organizador de informação;

• É dinâmico, pois evidencia processos e produtos;

• Inclui informação significativa (para crianças, docentes e pais), organizada e contextualizada no tempo;

• Contém evidências reflexivas dos processos, mediadas pela educadora;

• É interactivo, uma vez que permite trocas de informação/intercâmbios entre pessoas / contextos diversos;

• Constitui-se como um repositório de recursos, pois permite o acesso a documentos, sites e blogues considerados de interesse no âmbito a que se reporta;

• Permite novas aprendizagens;

  • Pode assumir-se como estratégia de trabalho colaborativo, numa construção conjunta do crescimento, numa visão holística e ecológica.
O "Sementes Mágicas" também cabe nesta categoria, um  Portfolio digital, que retrata o real, aquilo que de facto se fez e como se fez. Um local onde para além de se registar e organizar a informação, se partilha a mesma com todos os interessados, se faz a sua divulgação, se trocam recursos e saberes, permitindo trabalhar em colaboração num âmbito muito mais alargado que ultrapassa limites e fronteiras.
Uma experiência que para o "Sementes Mágicas" começou em Setembro de 2009 e ultrapassou alargamente todas as expectativas!
Obrigada a todos os que nos ajudaram a crescer.

2 comentários:

Cristina Lares disse...

Sem dúvida, o "Sementes Mágicas" alia a qualidade pedagógica ao bom gosto. Parabéns pelo vosso trabalho e empreendorismo. Esperamos que o próximo ano seja pelo menos igual...
Boas férias e bjitosssssssssssssssss

Iniziato (Elen) disse...

snebreakConcordo plenamente!
De fato o blog tornou-se uma
poderosa ferramenta de trabalho.
Dinâmico, atual e democratico.
Um espaço para diversão, avaliações, crescimento e aprendizagens sem fim!
Parabéns pela postagem(publicação).
Ah, parabéns pelo blog tbm! Lindo!
Voltarei mais vezes!