domingo, 14 de fevereiro de 2010

Desfile de Carnaval

O desfile de Carnaval das escolas do nosso concelho este ano subordinou-se ao tema "Lendas do Vale do Minho". Muitas destas lendas encontram-se compiladas neste livro, editado em 2002  pela "Associação de Municípios do Vale do Minho", uma monografia que resultou de um trabalho de pesquisa realizado pelo "Centro de Estudos de Antropologia Aplicada da Universidade Fernando Pessoa". Acho uma pena não se encontrar à venda!
Em reunião com os pais analisamos algumas das lendas do concelho de Vila Nova de Cerveira. Foi escolhida a lenda da freguesia vizinha de Cornes, "A Mina de Ouro". Conta-nos a história de um jovem que certo dia, ao levar o seu rebanho a pastar, encontra à entrada de uma mina uma linda moura encantada. Ao aceitar casar com a belíssima rapariga quebra o feitiço que a prende à mina e é recompensado com dois cestos de ouro.
Tendo como únicas personagens o jovem pastor e a moura, disfarçaram-se de pastores os meninos e de mouras as meninas. As "fatiotas"  foram realizados pelos pais e o resultado foi muito diversificado e interessante.
Agora vamos ter uma curta pausa, para brincar muito ao Carnaval e descansar um pouco também.
Como dizia o verso do nosso cartaz...
Obrigada à Câmara Municipal pela iniciativa, aos pais pela colaboração e à Anjos pelo trabalho de elaboração dos cartazes.
A todos desejamos um bom Carnaval.

4 comentários:

Curiosos à Vista! disse...

Olááá, passámos aqui para desejar um excelente fim de semana e um bom carnaval. Beijinhos grandessss de todos nós.

carmo disse...

Olá
Só agora conheci o teu blog.
Concerteza virei cá mais vezes.
Gostei do que vi. Parabéns a ti e aos teus meninos.

rosarinho disse...

Belo desfileo vosso! Os fofos não puderam desfolar por causa da chuva, foi uma pena.bjs e bom Carnaval

Mª Leonor Albuquerque (S.Encarnada) disse...

Muito giro, o vosso desfile.
Beijinhos carnavalescos ...