segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

O Mistério do Pequeno Ratinho...e outras coisinhas!

Esta história fala-nos de um gatinho, o Martim, que colocou o dente debaixo da almofada para que o  ratinho lhe deixasse um presentinho. Só que resolveu fazer batota...ele queria ver o ratinho!
Não o viu e o presente não apareceu!
Ele prometeu portar-se melhor e acho que o ratinho virá!
Para completar esta maravilhosa história uma outra...

Este é o famoso rato...aquele que leva os dentinhos que os meninos deixam debaixo da almofada. Que será que ele faz com tantos dentes? Não sabem?
Deixo aqui o texto para quem não tem este livrinho que veio com a revista Educadores de Infância.
O Rato Dentolas
Hoje vou contar-vos uma história, a história do Rato Dentolas; ou seja, a minha história: a história de um ratinho trabalhador.
Toda a minha família e eu vivíamos numa pequena casa: sim, o papá rato Dentolas e a mamã rata Anita.
A nossa casa era como todas as casa de ratinhos: um buraquinho ( nem muito grande nem muito pequenino) para que nenhum gato nos pudesse apanhar.
Dentro havia rolinhos de lã que nos serviam de abrigo no Inverno, pedacinhos de jornal para que o papá soubesse sempre o que se estava a passar no mundo, queijinhos duros, brancos, com buracos e sem buracos (são os nossos preferidos).
Um dia tive uma ideia: mudar-nos! Mas para uma casa diferente das outras.
Uma casa muito grande, cómoda, limpae muito branca.
Pensei, pensei, e decidi que o melhor seria ir viver para um castelo. Fui a correr, contei à minha família; todos saltaram e abanaram os seus rabinhos com alegria.
Teríamos um castelo só para nós, sem gatos e com muitos queijinhos!
Então surgiu o grande problema: como é que o havíamos de construir?
A mamã pensou:
- Com algodão, mas... ía durar muito pouco.
O papá disse:
- Com papel! Não... voaria rápidamente.
Nesse momento ocorreu-me uma ideia genial: propor a todas as crianças do mundo que, quando lhes caíssem os dentes, mos entregassem a mim, para poder construir com eles o melhor e mais branco castelo jamais visto ou imaginado antes.
Isso sim, mas com uma condição: como sou muito tímido, os dentes que vos caírem, deverão deixá-los debaixo da almofada, para que quando estiverem a dormir, eu possa passar para ir buscá-los muito devagarinho e sem fazer nem um pequeno ruídinho. Mas, atenção!
Como somos ratos agradecidos e gostamos de fazer surpresas, vão ver que vou levar o dente mas vou deixar algo em troca.
O quê! Ah! Não, não se diz; se o dissesse, deixaria de ser uma surpresa.
Sabem uma coisa? Gostava que o meu castelo fosse o maior, que os vossos dentijolos (dentes que são tijolos) estivessem sempre limpos, fortes e muito bem cuidados. Por isso lembrem.se de mim e cuidem bem deles, escovando-os como deve ser, não comendo demasiados doces e visitando o dentista.
E lembrem-se de que:
" Já no tempo dos meus avózinhos, o rato Dentolas juntava dentinhos.
Por isso, como disse o meu tio Martim, este é um castelo que não tem fim."

Paty Bzel

Depois de tanto falar em dentes...mais dentes ora então?!
Matematicando com os dentinhos do ratinho...
Ordenar de forma decrescente e crescente de tamanhos.
Formar pares de tamanhos iguais.
Inventar um padrão...
...e mais outro diferente.

1 comentário:

Xinha disse...

Que dentinhos tão branquinhos e tão queridos...e ainda por sabem sabem muita matemática!!! : )
Beijinhos da Xinha