sexta-feira, 6 de novembro de 2009

A Bruxa Lindinha e o Bruxo Bonzão

Hoje à tarde a saquinha das surpresas trouxe-nos uma história, "A Bruxa Lindinha e o Bruxo Bonzão" e quatro conjuntos de imagens de tamanhos diferentes.
Escutamos divertidos esta história...
A Bruxinha Lindinha e o Bruxo Bonzão

A bruxa Lindinha estava convidada para o Baile das Bruxas no grande salão. Já tinha par: o bruxo Bonzão. Para a festa fizeram-se sapatos, sapatinhos e sapatões. Provaram-se casacas, casaquinhas e casacões.
Problema: Também era preciso levar um animal e ela não tinha animalzinho nem animalzão. Por isso, chamou o pai e o noivo à saleta, no seu casarão.
- Está quentinho aqui – disse o rei Lindão quando entrou. – E que bela sopinha a fazer no fogão.
- Paizinho, tenho um problema – contou a bruxa Lindinha. – Preciso de um gato.
- Faz um tempão que não há nenhum no reino – explicou o rei Lindão. – Gatos, gatinhos e gatões estão todos no Congresso dos Felinos Feiticeiros.
- Escolhe outra mascote – aconselhou o bruxo Bonzão.
- Um ratito simpático. Um passarinho engraçado. Uma salamandrazeca que vá a passar. Um grilo numa caixinha. Um coelho ou coelhinho num caixote ou caixotão. Ou pega na varinha e no caldeirão e transforma qualquer rapazinho num gatarrão.
- Boa ideia – disse Lindinha. – Vou transformar-te a ti, Bruxo Bonzão, num gatinho ou num gatão.
- E depois, quem será o teu par? – perguntou o rei Lindão.
- Isto já não é um problemazinho, é um problemazão – suspirou a bruxa.
- Queres o meu cão? – perguntou Bonzão. – Não é um cãozinho. Quer dizer, é um canzarrão. Chama-se Mauzão.
- Uma bruxinha com um cãozarrão? – disse Lindinha. – Caberá nas salinhas? Caberá no salão? Deitará ao chão as jarrinhas e os jarrões?
- Se não couber, fica lá fora. Há um jardinzito à volta do palacete. E vamos-lhe dando para comer empadinhas e empadões. E todas as bruxas, bruxinhas e bruxões vão querer saber quem é a dona de tal canzarrão.
- Não vai ser uma festazinha, vai ser um festão! – entusiasmou-se Lindinha.

Alice Vieira ( texto incluido em "Um Livro com Cheiro a Chocolate)

Bincamos com as palavras, com os gráus dos nomes (diminutivo e aumentativo) usando as imagens no flanelógrafo. Há muitos mais no texto e ainda dissemos muitos outros!
O texto tem também muitas palavras terminadas em ÃO. Já tinhamos feito uma recolha de palavras com ÃO e aproveitamos para fazer um registo com imagens.
Nas revistas encontramos um dragão, uma televisão, um leão, um coração...e pouco mais, ainda bem que a Helena tinha um ficheiro feito e foi só imprimir as imagens.

Já fizemos um plano para "O Magusto", queremos fazer cartuchos para as castanhas quentinhas, aprender uma canção sobre castanhas, fazer uma fogueira....fiquem à espreita.
Bom fim-de-semana.


O Livro "Dia das Bruxas-Halloween!

Hoje terminamos o nosso livro. É enorme tem mais de 30 páginas!

Festejamos o final deste projecto (actividade integradora) comendo pãozinho com a marmelada que fizemos ontem! Sim, sim teve que ser, os marmelos já estavam a apodrecer! É muito pouca, desta vez não chegou para adoçar a boca aos pais. Fica para nós comermos quando apetecer, por exemplo, dizer assim...
..."a história está acabada e a boca cheia de marmelada"!

1 comentário:

ourlovevan disse...

Que bonito ficou o livro. Parabéns! Nós por cá estamos a construir um hospital pediátrico... Não imagina como me tenho divertido. Hoje vou passar esta tarde de Sábado chuvoso a fazer as batas da enfermeira e do médico.Estou ansiosa por postar tudo. Beijinhos e milsorrisoscoloridos.