domingo, 8 de setembro de 2013

Quase a começar...

O novo ano letivo está a começar, 2013/2014 trás novos desafios!
É tempo de organizar, programar, preparar tudo para que o ano escolar decorra da melhor forma possível para todos.
  • É com muita saudade e um enorme orgulho que vejo os meus meninos do ano passado ingressarem no 1.º ciclo, um enorme beijinho para todos. Eu sei que serão ainda muitos os beijos e abraços trocados nos corredores, desejo-vos muito sucesso e felicidade nesta nova etapa.
  • É com enorme expetativa que aguardo conhecer os "meus" novos meninos de 3 anos, que ingressarão na educação pré-escolar pela 1.ª vez.
  • Será para mim a 1.ª vez na carreira que terei um grupo de 3 anos e também irei passar por um processo de adaptação.

Sei o quando este momento é aguardado por todos, pequenos e grandes e sei também como por vezes é difícil e gera ansiedade nos primeiros dias. 
Tendo por objetivo facilitar a adaptação das crianças e também dos pais neste momento, deixo aqui alguns conselhos que trouxe do blogue da Juca, aos quais fiz ligeiras adaptações.


Conhecimento prévio - Uma grande parte do sucesso de uma criança pequena no jardim de infância passa por sentir-se confortável e bem acolhida no ambiente escolar. Uma das formas de o conseguir é visitar a sala antes de as atividades começarem, nem que seja por breves instantes. A criança sentir-se-á mais segura e confiante se souber o que a espera antes do primeiro dia. Também é boa ideia conhecer a(s) pessoa(s) que a irá(ão) acompanhar daí em diante (no caso a educadora e assistente), um primeiro contacto que ajudará a quebrar o gelo e poderá ser o ponto de partida para conversas familiares sobre o início das atividades letivas. Conversar com a criança e utilizar os nomes da educadora/assistente nessas conversas com afabilidade, será um passo importante para que estas se tornem mais familiares à criança, com naturalidade e sem dramatismos. Pode ainda ser positivo que ela saiba os nomes dos futuros colegas, ou até contacte com eles. Isso ajudará a que se ambiente entre os seus pares com maior facilidade…

Para concretizar este primeiro ponto no dia 13/09/13 estaremos todos juntos, pais, crianças, docente e auxiliar, durante o período da manhã. Iremos conversar um pouco para nos conhecer-mos, visitar as instalações e brincar um bocadinho.

Hábitos de sono… boas noites de sono são fundamentais para que seja bem-sucedida a entrada de uma criança nova na escola. Mas há que começar bem antes do início das atividades, para que a criança adquira bons hábitos, como deitar-se cedo e ter rotinas consistentes, que lhe permitam prever o que vem a seguir, para que essa hora do dia não se torne um aborrecimento para pais e filhos. Quando não dormem bem, as crianças são mais suscetíveis de reagir mal na hora da despedida dos pais. Se não estiverem devidamente descansadas, não só reagem pior na hora de ficar na escola, como demonstram menor envolvimento nas atividades. Por isso, não permitam que a criança veja TV até tarde, pois uma boa noite de sono é um fator determinante no sucesso escolar.

Vestuário/calçado - Assegurem-se de que preparam a criança com roupa/calçado adequados para brincar. Claro que isso implica que ela se sinta à vontade e até que se suje um pouco. No nosso agrupamento existe um modelo de bata sugerido, para além de evitar que sujem o vestuário ajuda a criar uma sensação de "igualdade" entre todas as crianças.
Não é bom que a criança esteja constantemente preocupada se vai sujar-se no decorrer das atividades, pois isso pode condicioná-la a experimentar coisas novas. E é nessas experiências e no divertimento e aprendizagem que proporcionam, que está o cerne das vivências pré-escolares e a sua maior importância.

Identificação - Sempre que possível identifiquem as coisas do(a) vosso(a) filho(a): mochila, muda de roupa, bata, garrafa de água e outros pertences devem ter o seu nome colocado, para evitar trocas e/ou confusões. Escolham uma mochila com tamanho adequado à criança e à função que vai desempenhar (isto é, que comporte os lanches, o caderno de recados, muda de roupa e tudo o mais que seja necessário transportar) e seja confortável, ou seja, nem demasiado grande, nem demasiado pequena, com um tipo de fecho que permita que a criança consiga abri-la e a fechá-la sozinha. Se possível com rodinhas para facilitar a deslocação ente a portaria e a sala de aulas. 
Cada criança irá a aprender a colocar os seus pertences no seu cabide, para que não perca nada e saiba sempre onde estão as suas coisas,   tornando-se gradualmente mais autónoma.

Rotina diária - Planeiem a vossa rotina diária, saibam o tempo que leva a deslocação até à escola e o tempo necessário aos preparativos matinais. É fundamental dar o tempo necessário para levantar, lavar, vestir, tomar o pequeno-almoço e chegar à escola atempadamente. O stress matinal não é nada benéfico, nem para os pais, nem para os filhos. As crianças notam se forem “deixadas à pressa” na escola, por isso tentem ir com o tempo necessário a uma despedida adequada. Já agora, procurem cumprir o horário da instituição à chegada e à partida.



Na hora da despedida... quando se despedirem do(a) vosso(a) filho(a) ao chegar, pela manhã, façam-o rapidamente, sem dramas, nem complicações. Não mintam à criança, não lhe digam coisas do tipo: "eu vou só ali e venho já". Serenamente digam-lhe a verdade, algo como: "Eu volto mais logo para te vir buscar, não te preocupes. Vais ficar a brincar com os teus novos amigos e o tempo vai passar muito depressa". A criança poderá chorar um pouco inicialmente, mas acreditem, depois de os pais irem embora, normalmente passa rápido... e além disso está entregue a profissionais que sabem como lidar com essas situações e quando contactar os pais, se necessário.

Com crianças mais difíceis deve fazer-se uma adaptação progressiva ao jardim de infância: começar por levar a criança por períodos mais curtos e ir prolongando esses períodos com o passar dos dias. Pode ficar só de manhã, por exemplo, depois passar a almoçar na escola e, mais tarde, ficar todo o dia, isto se a vida profissional dos pais, ou o apoio familiar o permitirem. É uma forma de a criança se ir tranquilizando e ganhando a confiança de que a irão buscar sempre.


Hábitos e regras da sala/escola - Informem-se acerca dos hábitos da instituição, por exemplo, quanto às crianças poderem ou não levar brinquedos de casa, ou relativamente à atitude tomada perante comportamentos considerados menos adequados… isso ajudará a que haja maior sintonia entre a escola e a família, que é uma condição indispensável ao cumprimento de regras e limites por parte da criança. Digam-lhe "não" quando for preciso e mantenham essa posição, com firmeza e serenidade. Não permitam que a criança consiga tudo o que deseja através de birras.

Preocupações dos pais - As crianças chegam ao jardim de infância com uma grande diversidade de saberes, de conhecimentos, de habilidades e de capacidades. Mas não se preocupem com o patamar de desenvolvimento em que a vossa criança está. Confie na equipa educativa, que fará o melhor por desenvolver cada um de acordo com as suas caraterísticas. Se tiverem dúvidas, procurem a educadora, que esclarecerá tudo o que for necessário quanto à sua forma de intervenção pedagógica.

Juntos faremos desta etapa inicial um momento feliz.

5 comentários:

Anónimo disse...

Olá
Obrigada por voltares
Gosto muito de ir às Sementes mágicas

Sala Encarnada disse...

Bom ano, Lenita e Sementinhas Mágicas!
Beijinhos,
Leonor

Lúcia Curopos disse...

Bem vinda a mais um ano letivo...
Trabalhar com pequeninos é sempre um pouco complicado nos primeiros dias, mas depois é muito compensador porque os progressos são visíveis quase diariamente ...
Bom trabalho e um ano cheio de alegrias...
Um abraço

Maria da Luz Borges disse...

Bom recomeço!

Marília disse...

Sejam muito bem vindos! Estávamos com saudades...
Um bom começo de ano letivo! JardimdaAldeia2