quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

O Gato Comilão e um problema difícil!

"Era uma vez uma velha que tinha um gato. O gato era muito comilão e andava sempre a ver se surripiava alguma coisa. Um dia, a velha fez uma panela de papas para o almoço; mas quando as ia provar, o gato assaltou a cozinha e comeu as papas, e a panela, e a velha também..." 



Assim começa a história do famoso 'Gato Comilão',  recomendada pelo Plano Nacional de Leitura, e que fez as delicias cá da malta! Tratando-se de uma história de "terror" todos se entusiasmaram e pediram para repetir e repetir, e depressa estavam a enumerar o que o gato ia engolindo, pois trata-se de um conto cumulativo. Então lancei-lhes um desafio bem difícil  descobrir quantas coisas comeu o gato... foram muitas...papas, panela, velha, anão, homem, burro...



5 passarinhos, 7 meninas, a dama do manto branco...

 o padre e o lenhador...

Que lhe abriu a barriga com o machado deixando sair todos lá de dentro, em bom estado de saúde.


Houve quem acertasse há primeira tentativa e quem necessitasse de rever a história e contar melhor,
Claro que o registo pictográfico que fizeram ajudou muito e no final quase todos descobriram que este enorme comilão tinha 21 "coisas" dentro da barriga !
Alguns meninos contavam 22 porque incluíam o gato, ora o gato não engoliu o gato, pois não?


Aqui fica uma versão bem engraçada para reverem a história, e se não fosse o "Natal"... isto não teria acabado aqui, mas quem sabe ainda cá voltamos.

Sem comentários: