domingo, 23 de setembro de 2012

Assim se passou esta semana...

Que bem se está na escola!
É verdade, um ou outro choro ao separar da mamã pela manha, mas que depressa dá lugar a um sorriso e brilhozinho nos olhos.
Este semana brincamos imenso, nem imaginam como nos divertimos... houveram muitos momentos bons, o bom tempo permitiu brincar bastante no recreio, mas todos gostaram da atividade de motricidade com bolas e pinchonas no salão polivalente!

Aprendemos uma nova canção para desejar a todos "Bom Dia" e ensinamos aos amigos novos as nossas canções para a "hora dos livros" (temos 2, uma ser for contada com um livro e outra se for no quadro interativo), para arrumar, recordamos as lengaslengas favoritas que recitamos diariamente.
Também trabalhamos um bocadinho... já terminamos os nossos bonecos (menina/menino) e colamos o nome respetivo. Alguns colegas ainda não conhecem a grafia do seu nome e é importante visualiza-lo em diferentes suportes.


Ficaram bem giros, com eles contamos quantos meninos e meninas há no grupo, analisamos quantos têm 5 anos e quantos têm 4 anos. Depois iremos brincar com as letras dos nomes e descobrir quantas letras têm, por que letra começam...


Pintamos um auto-retrato e escrevemos o nome... desenhamos e modelamos com plasticina.


Também já começamos a utilizar alguns instrumentos que nos ajudam na organização de rotinas diárias, como foi o caso do quadro de distribuição de tarefas, há tanto que fazer todos os dias que é preciso repartir: distribuir as mochilas, dar o leite, chamar para o comboio, preencher o calendário e assinalar o dia da semana, preencher o quadro do tempo, contar os meninos, cuidar dos livros e ver se a sala está bem arrumada, ufa!
Começamos a preencher o mapa de presenças que agora é mensal, contabilizamos as presenças e ausências.


Ouvimos várias histórias que nos fizeram conversar e refletir sobre quem somos, como somos, do que gostamos, ou seja aspetos que se relacionam com a identidade e noção de pertença a um grupo.
Estamos a conhecer-nos melhor e a aprender o nome dos colegas, a estabelecer relações de amizade, integrar os amigos novos nas brincadeiras de pequeno grupo.
Estamos também a começar a definir regras com base nas dificuldades que vão surgindo, definir o número de ocupantes de cada área, formas de resolver pequenos conflitos,  sermos capazes de esperar pela  nossa vez, partilhar materiais e brincadeiras, etc.
Já percebemos como a organização é importante e na próxima semana iremos começar a usar o quadro de atividades que regista a escolha de "trabalho" de cada um e a lotação dos espaços. Também iremos registar as regras que começamos a definir, organizar os dossiers individuais e identifica-los e fazer as capas individuais para guardar os desenhos, colagens e pinturas.

8 comentários:

Anabela Salema disse...

Olá minha querida amiga !
Hoje vim até aqui...
Quem me dera poder trabalhar com crianças, era um dos meus sonhos...
Essa musica do bom dia é tão bonita, ainda me lembro do meu filhote canta-la...
Desejo-te uma boa semana e um grande beijinho.

A Arte de Contar e encantar na Educação Infantil disse...

Que dez a sua semana amei, sucesso pra você professora e muita felicidade!Beijinhos fique na paz!

O Interrogador disse...

Bom dia. Gostaria de te perguntar se tens perfil no Google+. Gostava de trocar ideias contigo. Beijo.

Carla Tiago disse...

uma semana muito divertida adorei bjs

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Foi uma semana em cheio a vossa...
os vossos bonecos ficaram muito engraçados!
E que sorte terem um polivalente para poder brincar como se vê na foto...

Continuem a brincar e a aprender, nós vamos espreitando sempre que pudermos!

Bjs, Juca e Sala Fixe

Marília disse...

Olá, estão giros os vossos bonecos!!!
Estas primeiras semanas são de fato, muito trabalhosas, tanto para os meninos como para nós, mas é sempre uma alegria um começo de ano letivo! Beijocas e continuação de bom trabalho!

Unknown disse...

adoroooo tambem trabalho com crianças eu amooo

Mª Leonor Albuquerque (S.Encarnada) disse...

Amei os auto-retratos ...