sábado, 30 de junho de 2012

Um mês de silêncio

Há mais de um mês que se instalou o silêncio por aqui!
Os motivos são vários, um enorme cansaço... a necessidade de dedicar tempo a outras coisas que não se relacionem com o trabalho... o desencanto com a forma como os professores (e função pública em geral) vêm sendo tratados pelos sucessivos governos... a falta de retorno ai desse lado, pouquíssimos comentários, muitas vezes nenhuns!

Há outro motivo que me desencantou... vi o meu trabalho plagiado, usado para um relatório de um "estágio" sem uma única referencia à sua proveniência! Nada, absolutamente nada, como se fosse um trabalho original de quem dele fez seu! 
Restou-me o consolo de saber que o dito relatório foi avaliado com 20 valores!

O ano letivo ainda não terminou, o pré-escolar continua em aulas até ao dia 6 de Julho.
Alguns dias penso que irei colocar tudo o que de mais relevante fizemos, desde Maio... mas cresce o desalento, provavelmente não irá acontecer.
Nem sequer prometo que para o ano voltarei, não sei se isso acontecerá!
Contudo o "Sementes Mágicas" fica aqui, não o vou apagar. Fica o testemunho de quase 3 anos letivos, de muito trabalho, empenho e dedicação. Dedicação que um blogue exige e que só quem faz sabe realmente o tempo que exige, as horas que podiam ser de lazer, mas são passadas aqui, a trabalhar mais; por isso estimados colegas, seguidores, amigos, visitantes anónimos, hoje venho-me despedir de todos vocês! Até que o desanimo passe, até que a vontade, o alento regresse, até...
até um dia, assim espero!

22 comentários:

Sara Costa disse...

Minha querida como eu te entendo! Cada vez nos vemos enredados em mais desalento e desânimo mas pelo menos isso não influencia o trabalho fantástico que fazes e a pessoa maravilhosa que és! Procura o melhor para ti que nós, deste lado, vamos entender ;) Apesar de não comentar, acompanho e admiro. És uma referência. Beijinho grande*

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Bom, bom bom, deixa-te lá de coisas... todos passamos por essas fases de desânimo, quando não vemos refletido em comentários o tempo e empenho de que dispomos para atualizar o blogue e mantê-lo interessante e pertinente.

Eu também sinto isso por vezes.
Mas depois penso que, para além do feed-back recebido (ou não...) o blogue é o "repositório" do meu trabalho, a "minha maior evidência" e não consigo abdicar de compilar o portefólio do meu grupo de forma partilhada e acessível a quem quiser/precisar ver.

Tu tens gerido tudo isso muito bem até aqui (mas agora viraste-te para as "tentações" e pronto ;)
O ano está a terminar e, no próximo, novo entusiasmo virá, isso é só o cansaço. =odes crer que todos o sentimos.

Vá, continua a espalhar sementes mágicas... todos precisamos delas!
Força!

Bjs, da "madrinha" ;)

Cristina Lares disse...

Lenita

Tenho estranhado a tua ausência, principalmente porque para mim és realmente uma referência.
Felizes as crianças que te tem como educadora.
Quanto ao resto...também passo pelo mesmo....trabalho fora de horas...pouco reconhecimento...e por ai fora. Melhores tempos virão (ou não).
Força!! Espero em breve voltar a ter noticias vossas

Xinha disse...

A Juca tem razão...
Foi através dos nossos blogues que conhecemos o nosso trabalho e através dele que nos conhecemos a nós...
Não me canso de falar das minhas amigas Educadoras virtuais, que de virtuais não têm nada e de quem me orgulho de ser amiga!
Infelizmente há sempre pessoas que nos fazem "desesperar" mas faz parte da vida e felizmente há as outras que nos dão a mão e nos ajudam a seguir em frente.
Beijinhos da Xinha

Marília disse...

Bem que achei estranho não teres postado mais nada...Realmente é triste esta situação que se vive ao nível da Educação,sem falar ao nível do Pré escolar, pois continuamos com este Calendário escolar sem motivo aparente!
É triste haver pessoas que não conseguem ser íntegras e respeitar o trabalho dos outros...
É triste as pessoas "passarem" pelo blogue e não comentarem...
Mas, Lena quem ama o que faz faz de coração! Continua a demonstrar que és uma excelente profissional que ama demais o que faz, que se dedica.
Para os outros, os que não são nem nunca serão profissionais dignos de tal palavra, pensa a tristeza que será a vida deles, sem saberem colocar alma naquilo que fazem, acordarem todos os dias tristes e desalentados por irem trabalhar...
Nós vamos trabalhar felizes e essa é a diferença!!!
" Pedras no caminho?
Guardo todas, um dia vou construir um castelo..." Fernando Pessoa

Laura Rodrigues, Ed. disse...

Lenita...não diga isso. Eu enquanto seguidora, adora o seu trabalho; eu enquanto educadora, admiro o seu empenho e recicla o meu saber; eu enquanto mamã, encanta-me o seu encanto pela profissão; eu enquanto anonima, amo o seu blog!!
Querida amiga, não desanime. A vida é demasiado preciosa para deixá-la cinzenta e escura. No passado ano, tive a vida por um fio... invadiu-me um tumor, mas lutei, lutei pela minha filha princesa, pelos meus piratas da sala, pelos meus anjos da catequese e por todos os que me amavam e venci! Bolas como venci aqueles dias cinzentos. Hoje estou com uma turma de 25 crianças, duas com NEE (sem tarefeira e a doce auxiliar apenas presente nos momentos BOOM do dia), trabalho 7h letivas direta, com a exigência da direção (IPSS) em manter relatórios, planeamentos, avaliações e tudo mais o que vos é exigido também. As interrupções letivas...não existe! Apenas 22 dias no mês de Agosto, impreterivelmente! Mas Lenita...gosto tanto de aqui estar, neste cantinho do paraíso, com os meus piratinhas e suas famílias que apesar dos meus 19 anos de serviço, "daqui não saio, daqui ninguém me tira!"
Pinte a sua vida com as cores do arco-iris eu estou aqui para si, para pegar na sua mão e ofertar o meu sorriso e apoio!
Você é GRANDE!
lAURA

xana disse...

não gosto de te ver assim com esse desalento, sendo tu uma pessoa formidável e uma educadora (pelo que me apercebo e te conheço) espetacular e com um blogue super interessante. força e alguma coisa podes contar comigo

Ratatuis disse...

Logo agora, que comecei a segui-la...!
Não precisa publicar todos os dias... Publique só e quando lhe apetecer nem que seja de mês a mês.
O seu blog está tão bem desenvolvido e tem coisas tão giras; continue por favor!
Beijinhos e não desanime

Anónimo disse...

Olá Semente Mágica.
Sei que não me conhece nem sabe quem eu sou... Educadora também. Acompanho o seu trabalho com assiduidade, gosto do que vejo e aprendo consigo. Obrigada.
Compreendo bem o seu desalento e desanimo mas não desista. Tal como eu, muitos seguem o seu trabalho... Motivam-se com as suas palavras... Admiram as atividades.
Espero e acredito que tudo vai ficar bem!

Um grande beijinho e muita luz*

Anyol Blog disse...

Aqui me quedo como seguidora.
Te invito a pasarte por mi blog.
http://anyolcocina.blogspot.com.es

Anónimo disse...

Olá! Descobri-te à pouco tempo e agora fiqeui triste ao "ler-te". Entendo... mas fiquei triste. Adorei o entusiasmo com que te dedicas à nossa profissão.
Espero que o desalento passe e que o Verão recerregues energias para regressares em pleno em Setembro. Fazes falta na blogosfera!!
Beijinho

Anónimo disse...

Que pena, mas eu compreendo perfetamente.Espero que esse desalento passe rápido

Anónimo disse...

Eu fazia queixa dessa estagiária, não só à Escola Superior a que pertence mas também à Procuradoria.
Não serias a primeira nem a ultima e o trabalho dos outros não pode ser utilizado sem uma referência.
É injusto para ti, mas também injusto para as outras colegas de curso dessa estagiária.

Anónimo disse...

Lenita, sigo o blog desde o seu início e tem sido uma referência para mim e para outras colegas com quem tenho partilhado este lugar mágico onde buscar boas práticas. Compreendo todos os argumentos e até fiquei aliviada por saber que não foi por motivos de saúde pois esses é que são de temer. Melhores tempos virão e como aprendi a respeitar a boa profissional que és. apenas digo Vou sentir a falta das práticas pedagógicas mas não abdico de visitar quase diariamente as práticas culinárias que também elas são para mim uma fonte de inspiração e de referência. Boas férias. Arminda

helena disse...

Lenita,há muito que sigo o seu blogue, de facto nunca comentei e pelo facto peço desculpa. tem sido uma referência. tive um acidente grave e há dois anos que ando a reconstruir-me. o seu trabalho, entre outros, "tem-me ajudado a manter no activo", ainda que no sofá. é obrigatório manter-me a
atualizada para me manter apta quando retornar aos meus meninos. trabalho há 32 anos, nunca pensei ver os professores na situação que estão, é urgente inverter esta situação sob o risco de comprometer-mos eternamente o futuro de várias gerações. Boas férias e cá a espero para o próximo ano lectivo. Helena

Betty Mello disse...

Querida Lenita : não me surpreende o que está passando e nem o acontecido, já passei repetidas vezes por essas experiência bastante desagradáveis e doloridas. Também andei ( e ando) desanimada pois qdo as pessoas não comentam parece que estamos falando sozinhas...Mas uma hoja parei para refletir ( também tirei umas "férias" dos blogs) e cheguei à conclusão que o blog é para mim, para os meus registros, e para aqueles que participaram dos processos...copiar o pessoas copia mesmo - nem pensam que se dão o diploma de incapazes, de incompetentes...e a vida cobra pessoas criativas, cheias de iniciativas, e honestidade ajuda a ter um sono tranquilo. Mas...
Tire umas ferias, reflita e veja se não vale a pena.Já não ministro aulas para crianças ou faço terapia como sempre fiz, mas trabalho com educadores e com os pais ( que também são educadores) e este cantinho é um dos meus mais queridos.Ando afastada da internet por problemas familiares, perdemos alguns idosos queridos um em seguida do outro e não está nada fácil.Agora chego aqui para recarregar as baterias e levo este susto ! Saiba que tenho um profundo respeito e admiração pelo seu trabalho.Não desanime. Continue sendo a pessoa maravilhosa e dedicada que sempre foi. Se decidir não retornar, srá verdadeiramente uma grande pena.
Boas férias.
Um abraço afetuoso, Betty(Brasil)

Anónimo disse...

PARABÉNS PELO BLOGUE... MAS PRINCIPALMENTE PELO TRABALHO COMO EDUCADORA E AMIGA, O MEU FILHO ESTEVE MUITO BEM ENTREGUE NESTES ÚLTIMOS DOIS ANOS.
P.S. CONTINUE SEMPRE ASSIM!

ELISABETE GONÇALVES

Receitas de Sedução disse...

Oh!
Hoje que decidi juntar-me a si deparo-me com esta mensagem!

Fico triste!
Vamos lá animar!
A vida é feita de altos e baixos.

Vou aguardar umas sementes mágicas.

Beijinhos.

Paco disse...

Buenas tardes Lenita. Muchas gracias por visitar mi blog y quedarte, es para mi todo un honor tenerte como seguidora.
Estoy visitando tu precioso blog y no paro de ver temas muy interesantes, que nos incumbe a todos, sinceramente me encanta tu blog. Tienes mucha razón en tu entrada, cada vez estamos todos mas desanimados, pero creo que es en general y hay que tener mucha fuerza para seguir adelante. Creo que tú eres una persona que se repone con fuerzas mucho ánimo.
Un saludo Paco

Bombom disse...

Olá Lenita! Caí aqui "de paraquedas"! Na tua mesa não consigo comentar, mas adorei a geléia de Camarinhas. Trazem-me recordações de infância quando as íamos apanhar aos campos da Nazaré.
Depois vim visitar-te aqui e fiquei encantada. Estou em sintonia contigo, no que toca ao sentimento de amargura pelo que estão fazendo à Educação no nosso país. Eu estou aposentada e já pouco posso fazer, mas quem é jovem e ainda está no activo, não pode cruzar os braços e desistir. As nossas crianças precisam de nós e que lutemos por elas! Desejo muito que estas férias te tenham ajudado a descansar, acalmar, reflectir, carregar baterias... e que te encontres mais moralizada e entusiasmada para recomeçar. E pergunto-me será que vais ter Escola este ano?...Gostei muito de ver os trabalhos com as tuas crianças. Apreciei especialmente o tratamento dos problemas através da representação icónica. Conheces o Método Ensinar é Investigar? Trabalhei nele alguns anos e achei-o muito completo na criação de conceitos (matemáticos e não só).Se voltares, cá estarei. Um abraço da Bombom

Anónimo disse...

Lenita, só hoje vi esta postagem, mas achei que devia comentar, pois acredito que acontece com muitos seguidores o que acontece comigo, ou seja, só de vez em quando dou uma espreitadela nos blogs de algumas colegas que conheço virtualmente, isto porque não tenho muito tempo nem paciência para o fazer, mas não é por não comentar que não deixo de a admirar muito (assim como a outras blogueiras) pela capacidade de inovar, de trabalhar com seriedade e empenho, de inventar e reinventar estratégias no dia a dia e ainda por cima "perder " tanto tempo nestas coisas dos blogs para partilhar, partilha essa que, acredito seriamente, ajuda muitos profissionais educadores; por isso, peço-lhe, não desista, ou melhor, não nos abandone. Ânimo para o proximo ano letivo.
carmen

Mª Leonor Albuquerque (S.Encarnada) disse...

Ai ai ... Há "Tentações" maiores, bem sei e eu nem sempre tenho tido tempo de passar por aqui, mas preciso de saber que estás aqui e não te vais embora. Já tive momentos assim, de quase desistir, mas como em alguns momentos até eu preciso de ver o que fiz ... lá vou continuando. Já vi que continuaste e fico feliz por isso, pois preciso do teu saber.
Beijinhos,
Leonor