sábado, 12 de fevereiro de 2011

Mãos e Dedos!

Novo projecto em crescimento!
Tudo começou no finalzinho de Janeiro (não temos dado noticias, mas a net por aqui anda mal, o tempo e paciência também) !
A culpa  é dos livros, "Mãos, Mãos, Mãos" da Francisca Maia e "Uma história de Dedos" de Luisa Ducla Soares"!

















Começamos a desenhar e contornar as mãos...e a repetir as rimas...
...a "matematicar" com dedos e mãos.
Certo dia (31 de Janeiro) que numa reunião de grande grupo pela manhã, durante o plano diário, o Ian propôs fazermos um livro com as rimas e poesias sobre as mãos, porque os livros são da biblioteca escolar e teriam que ir embora! A discussão gerou-se, a ideia foi muito bem acolhida por todos! Mas como seria o livro? 
Surguiram duas correntes de opinião, havia quem achasse que deveriamos fazer um livro para cada menino e quem penssasse que se devia fazer um único livro, grande, para a nossa biblioteca (eu achava isso sem dúvida, ah!ah!ah!).
Mandam as regras que as decisões sejam democráticas e fomos a votos...
Para se entender claramente o processo desenharam-se no quadro dois simbolos, um para a opção de livro grande (único), outro para a opção livro pequeno (uma para cada). As decisões foram assinaladas no quadro, tenho cada criança desenhado uma bolinha para representar o seu voto. No final a contagem não deixou margem para duvidas, ganhou com 14 votos o livro pequeno...um para cada menino!
Começamos de imediato pesquisando e recolhendo poemas e rimas sobre as mãoes e os dedos! A primeira foi "Mão direita, Mão esquerda" e deu direito a risonhos pintados nas mãozinhas, muito jogo e brincadeira!
 Temos andando bem atarefados como podem imaginar...25 livrinhos!!!
Contamos terminar na próxima semana. Fiquem à espreita que vamos mostrar.

4 comentários:

Elsa Filipe disse...

Gostei bastante da ideia e da democracia que se vive aí pela sala. 25 livros é obra! Mas vais ver que no final o resultado será muito gratificante para todos! Bom trabalho!

Ceu Garcia disse...

25? meu deus o trabalhao que deve ser, mas vai ser gratificante acredito.boa sorte professora acredito que deve de precisar........

rosarinho disse...

Vai dar muito trabalho, nas vai concerteza compensar. Podem partilhar os poemas que vão usar? Se precisaren de mais posso partilhar os que conheço. bjs ods fofos e da Rosarinho

Lenita disse...

Rosarinho,
Vamos partilhar tudo quando estiver pronto. Os poemas são muito conhecidos.
A troca era bem interessante, aimos gostar muito!
bjs