segunda-feira, 7 de junho de 2010

Visita aos Moinhos da Gávea em Reboreda

Hoje visitamos os “Moinhos da Gávea”, na sequência de um convite feito pela Junta de Freguesia de Reboreda e pela Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira.
Só que não foi uma visita comum!
Participamos nas gravações que a R.T.P aqui veio realizar para divulgar este precioso conjunto de moinhos, agora recuperados e transformados num núcleo museológico que explica passo a passo o ciclo do pão.  Vimos as maquetas representando as diferentes fases desta cultura, desde a sementeira, à colheita e moagem do milho, bem como diferentes artefactos e ferramentas agrícolas.
Assumimos muito bem o nosso papel e assistimos à gravação de curto documentário para a televisão. Foram vários os entrevistados, entre eles o Presidente da Câmara, Sr. José  Manuel Carpinteira, o Presidente da Junta, Sr. Lourenço e um casal de residentes locais que trabalhou nestes moinhos há muitos anos atrás, quando eles laboravam e aqui se moíam o milho, o trigo, o centeio e a cevada.
Fomos brindados com bolos de milho tradicionais e broa caseira!
O Presidente da Junta, Sr. Lourenço, acompanhou-nos depois das gravações, numa visita guiada pelos diferentes edificios que muito apreciamos.
Ficamos a saber como antigamente se moiam os grãos com que se fazia o pão, apenas com a força da água!
Gostamos de ver um moinho em pleno funcionamento, com a mó a rodar esmagando os grãos de milho, até tocamos na farinha de milho! Observamos as diferentes maquetas e escutamos as explicações que nos levaram a conhecer o "Ciclo do Milho".
Recebemos ainda um lápis de recordação desta visita.
Amanhã será emitido no programa “Portugal em Directo”, pelas 18 horas nos canais da R.T.P 1 e R.T.P Internacional.


4 comentários:

Paula Duarte disse...

Bestial, um dia para não esquecer.
E vedetas da televisão.

Lena disse...

Adorei.
Estou a ver a reportagem na TV, e projectos deste tipo são sempre de incentivar. Assim sim, a melhor maneira de aprender é vivenciar a experiência.

rosarinho disse...

Bem, além de uma visita fantástica, vedetas da TV, que sorte!
beijos dos fofos e da Rosarinho

Jardim de Infância do Coto disse...

Olá! Muito interessante a vossa visita aos moinhos de água ( com a reportagem televisiva)!
Nós também efectuamos uma visita a um moinho, mas de vento :)