terça-feira, 1 de junho de 2010

Concurso - "O meu fantoche é especial"!

Andamos com notícias em atraso, mas aos poucos elas cá vão aparecendo. É o caso desta...o concurso "O Meu Fantoche é Especial". Foi lançado pela Biblioteca Escolar e propunha aos jardins-de-infância do Agrupamento criar um fantoche baseado num livro do Plano Nacional de Leitura. Seria uma forma de introduzir nos Kit's de leitura materiais apelativos que possibilitassem realizar a animação de algumas das obras. A data limite para entrega dos trabalhos foi o passado dia 21 de Maio.
Nós decidimos fazer "A lagartinha muito comilona" da obra de Eric Carle, não podia deixar de ser, afinal foi ela que deu ínicio ao nosso projecto "As Borboletas". Inspiramo-nos no pequeno peluche que acompanha este livro...

A mãe da Anjos cozeu à máquina, porque precisava de ficar bem resistente, alguns meninos cozeram os "pelinhos" coloridos com muita paciência...e caracterizaram.
O aspecto final foi este...

Está bem, concordamos não está já muito bonita, mas mexe a boca...
 pode comer de verdade e falar com os meninos!
O conjunto de fantoches construidos esteve em exposição na  Biblioteca Escolar da Escola Básica e Secundária de Vila Nova de Cerveira.
Agora encontram-se na Mostra de Arte Infanto-Juvenil.
Deixamos aqui a fotos de todos para que possam ver melhor.

Esta linda bonequinha veio do JI de Sapardos e partiu do livro " Ensinas-me a desenhar?" de Sónia Cântara.
A Bruxa Mimi está um espectáculo, foi o JI de Lovelhe que a confeccionou, vai animar os livros esta colecção de autoria de Korki Paul e Valerie Thomas .
Esta maravilhosa luva veio do JI de Covas e nem é preciso dizer qual a obra, está bem á vista.
O JI de Gondarém fez esta encantadora Maria da história "Um milhão de beijinhos" de Elsa Lé.
"As cores do Arco-iris" de Jennifer Moore-Mallinos e Marta Fàbrega, inspirou este fantoche dos amigos do JI de Vila Meã.
Elsa Lé e o seu "Risco, o peixe" deram origem a este fabuloso Risco fantoche do JI de Cornes.
Este é o "Lobo Xau-Xau" da obra com o mesmo nome de Franclim Pereira Neto ilustrado por Fedra Santos, é  peludo e muito fofinho. Foi o JI do Centro Escolar que elaborou.
O JI de Loivo fez um fantoche bem diferente e muito interessante, "O cão mal desenhado" de Emma Dodson inspirou esta criação, um livrinho colocado num suporte, que certamente irá fazer as delicias de todos.

Esta maravilhosa abelha foi feito no JI de Campos e teve por base o livro "Contos com bicho" de victor da Rocha e Pedro Pires, e o conta escolhido foi " A abelha que não sabia ser rainha".
Vamos ter histórias bem animadas não acham?
Nós cá estamos desejosos de os ter mão e contar muitas, muitas histórias!
Estão todos de PARABENS!
Excelente iniciativa da Bibliotece a da professora bibliotecária Fernanda Oliveira.

1 comentário:

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Ora aí está mais uma ideia fantástica, desta vez com origem na biblioteca do agrupamento. Um bom exemplo a seguir!
Parabéns a todos os jardins de infância de V. N. de Cerveira, esmeraram-se nos seus fantoches e estão todos muito originais e criativos.
Bjs, Juca e Sala Fixe