Aqui ficam algumas das actividades que realizamos a semana passada para nos conhecermos melhor.
Distribui a respectiva foto a cada criança. Em cima da mesa grande coloquei quatro fios coloridos de cores diferentes e alguns números (de 1 a 6).
Distribui a respectiva foto a cada criança. Em cima da mesa grande coloquei quatro fios coloridos de cores diferentes e alguns números (de 1 a 6).
Perguntei a idade a cada criança, de seguida pedi que colocassem em cima da mesa as fotos separada pelas idades. Os fios ajudaram a separar...eram as casinhas. Por fim junto a cada conjunto colocaram o número correpondente à idade dos elementos dos diferentes conjuntos.
No final transpusemos para um registo o que tinha sido feito em cima da mesa. Cada criança colou a sua foto no conjunto correspondente. Há meninos de 2, 3, 4 e 5 anos. O gráfico de barras completou o trabalho anterior facilitando a contagens dos elementos de cada grupo. Neste momento há 3 crianças de 2 anos, 3 de 3 anos, 5 de 4 anos e 5 de 5 anos. Ou seja existem conjuntos com o mesmo número de elementos.
Noutro momento verificamos quantos meninos e meninas há no grupo. Primeiro fizemos um jogo, depois o registo existem 11 meninos e 5 meninas.
Assim nos vamos conhecendo e trabalhando conceitos matemáticos importantes.
Não ficamos por aqui, em pequenos grupos as crianças de 5 anos foram procurar saber quais os nossos animais preferidos.
Para ajudar recorreram a um alfabeto com animais e a alguns livros.
Fizeram listas com os nomes dos colegas e escreveram o nome do animal favorito de cada um.A construção do registo final ainda está a ser feita...depois mostramos.
Sem comentários:
Enviar um comentário