domingo, 30 de janeiro de 2011

Outras caras!

Ainda à volta com os rostos, aproveitamos para fazer um jogo divertido!


 Seleccionamos caras de revistas, foram marcadas linhas. Depois com muito cuidado cortamos, ficou um puzzle, que se teve que montar e colar.
Foi interessante observar as estratégias de resolução usadas, alguns foram cortando e colando...outros cortaram tudo e depois montaram (mais dificil).
O número de peças tinha um gráu de dificuldade adaptado à faixa etária e todos conseguiram com sucesso concluir o seu jogo. Desenvolvemos a motricidade fina, noções de lateralidade, de esquema corporal,  a matemática eo melhor de tudo divertimo-nos!

Auto-retratos.

Esta semana realizamos diversas actividades relacionados com o conhecimento do nosso corpo.
Começamos por fazer auto-retratos com ajuda de um espelho. Contornamos um prato para facititar a tarefa e demos asas à criatividade!

O resultado superou as expectativas, temos por aqui muito talento!
Não estão ainda todos feitos porque as viroses e gripes têm atacado por cá e há muitos colegas a faltar.
Fica a apresentação dos que estão prontos.


Pilhão pronto!

Graças à preciosa colaboração da mãe da Ariana, que nos enviou imagens de diferentes tipos de pilhas, pudemos terminar o nosso pilhão.
Agradecemos a ajuda, agora já ninguém se engana na hora de separar os resíduos.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Já sabemos usar os eco-pontos.

Na entrada das salas foram colocados novos eco-pontos.
Já havia um com saco azul e um pilhão, agora temos outro com saco amarelo. Isto gerou uma discussão sobre o que se podia colocar em cada um deles! Havia várias ideias, umas certas outras erradas e muitas dúvidas.
Fomos à internet e no "Google" procuramos informação sobre separação de resíduos e imagens de eco-pontos. Na biblioteca visionamos um filme da "ValorMinho," sobre a separação, recolha e tratamentos dos lixos. Depois, para registar o que tinhamos aprendido, construímos uns eco-pontos que irão ficar na parede da sala e assim ajudar a não esquecer o tipo de resíduos que se colocam em cada um.
 Estamos com dificuldade em conseguir imagens de pilhas...
O Rodrigo trouxe um saco com pilhas que foram para dentro do pilhão.
Encontramos na internet um jogo muito simples, no qual temos que ajudar um fantasminha a colocar o lixo no sitio certo.
 
Só funciona com os botões de direcção e por isso jogou-se no computador.
Durante a construção dos eco-pontos surgiu a necessidade de resolver um problema...estavamos a fazer os olhos para lhes colocar e de quantos precisamos?
 Duas resoluções diferentes, ambos os resultados certos! Para as mãos e pés já não foi necessário repetir, a quantidade era a mesma.
 Agora já estão prontos!  Este é o papelão...
O embalão!
 O vidrão.
 E o pilhão que só tem uma pilha para já, mas há-de ter mais!
Já separamos com eficiência os resíduos que produzimos na sala...agora é um corridinho para os eco-pontos!
Lá em casa é preciso fazer o mesmo!

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Adivinhas?

Hoje exploramos algumas adivinhas sobre o Inverno. Conseguimos descobrir quase todas!

Obrigada aos Jardins Coloridos pelo excelente trabalho e pela partilha.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Bonecos de neve e brincadeiras com letras!

Esta história tão engraçada chegou-nos através da Juca que, como sempre, nos surpreende com as suas criações!
É sem duvida uma história não só para ser escutada, mas principalmente para ser falada! Isto porque cada vez que os bonecos de neve fazem uma letra surguem palavras associadas e as crinaças são convidadas a dizer outras. Bem, não imaginam o entusiasmo!
Só que não ficamos por aqui...com um lápis e folha de papel à frente, à medida que a história se desenrolava iam-se realizando tentativas de reprodução das letras do alfabeto, (Letra de impressa, maiúsculas).
Aqui fica o powerpoit para verem (ou reverem).
A brincar se desenvolve a consciencia fonológica e a abordagem à escrita.
Quase todos tentaram. Claro que as crianças de 4 anos foram as mais participativas, mas houve surpresas porque há já quem consiga reproduzir letras entre os meninos de 3 anos também!
Amanhã vamos continuar a brincar com letras, alfabetos, imagens e palavras...

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Tempo de Inverno!

O Natal já lá vai...os Reis também, por isso chegou a hora de retirar os enfeites da sala!
Retiramos tudo...(ou quase) mas, e o fogão de sala?
Esse ficou que está muito frio!
Só que sem decorações...não estava tão bonito!
Então o que fazer?
Pensamos...conversamos...e...decidimos que já que no Inverno há neve na serra (como diz a canção que aprendemos) era giro fazer bonecos de neve a rir!
Lá vamos nós trabalhar.
 Contornamos círculos de dois tamanhos.
 Foram recortados.
 Colocamos a cola e colamos o algodão.
 Caracterizamos, colamos botões...
Um nariz de cenoura, chapéu e claro um cachecol!
Ainda não estão cá todos, alguns estão em construção, mas já dá para ver o resultado!

sábado, 15 de janeiro de 2011

Apresentação do nosso livro!

Terminamos o nosso projecto de construção de um livro com a história "Numa Noite Muito Escura".
Iniciamos em Novembro e só agora nos foi possivel acabar! Muitas coisas foram acontecendo pelo meio, mas a verdade, é que mesmo assim, o projecto foi andando sempre com uma enorme motivação.
Convidamos os colegas das outras salas do pré-escolar e na biblioteca fizemos o "lançamento" da nossa versão desta história, mantivemos o texto original e tudo o resto é diferente!
O livro foi montado em  formato de concertina, o que permite ir abrindo. A personagem principal, um ratinho,  passeia-se pelas diferentes páginas e vai-se vendo todo o percurso que ele faz, para alcançar o seu objectivo!
 Pelo caminho enfrenta diversos perigos (predadores) e passa por locais muito diferentes...o escuro é assustador e o parece que a qualquer momento...algo de terrivel vai suceder ao ratinho!
Para contar a história com o livro..."sempre a abrir"...são precisas muitas mãos!!!
O que não é problema, todos adoram participar!
Também pode ser usado como um livro normal e folhear.
No final agradecemos à educadora Teresa Garrido, com muitos beijinhos, que nos permitiu conhecer esta história e  nos  emprestou, durante tanto tempo, o livro!
 Foi um percurso muito rico que nos possibilitou debruçar sobre diferentes assuntos, o que tornou tudo mais interessante!
Começamos por observar o que distingue a noite do dia; investigamos quais são os animais que estão activos de noite (nocturnos) e de dia (diurnos), quais os que vivem na floresta e na quinta; o que é uma cidade; tipos de habitação; o que há numa rua; as divisões da casa, mobiliário...
Vestimos as paisagem de Outono, a estação em que estavamos quando iniciamos.
Formamos conjuntos segundo as cores (árvores), fizemos muitos padrões (muros, telhados, portão, ladrilhos), usamos algumas formas geométricas. Organizamos a sequencia das páginas e colocamos o texto no sítio correcto.
Desenvolvemos a criatividade e o sentido estético, aprendemos a trabalhar todos juntos para o mesmo fim, em colaboração, cooperação e entre ajuda!
Planeamos a nossa acção e concretizamos o plano!
Assim não admira que estejamos tão orgulhosos de ver a nossa foto e nome na contra capa.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Quadro interactivo.

Estamos a começar a explorar as potencialidades do quadro interactivo. Já o usamos para ver histórias, musicas e filmes do youtube e pesquisar no Google. Hoje tentamos utilizar as ferramentas de desenho...pensam que é dificil?
Nada disso nós achamos muito  fácil e divertido.
Depois de escutar a história do "Jardim do Boneco de Neve", tentamos desenhar alguns...
Como não há medos, nem receios de explorar...houve quem descobrisse novas ferramentas...
 E quando assistimos a isto...ficamos sem palavras...aos 3 anos, a Mariana, na sua primeira experiência no quadro fez este desenho!
Claro que agora ninguém os pára, oxalá o quadro se mantenha em funcionamento!