segunda-feira, 19 de julho de 2010

Blogues e educação - portfólios digitas.

A pertinência de construir blogues que retratam as actividades desenvolvidas nas salas de aula do Jardim-de-infância (ou de outros níveis de ensino) tem vindo a ser alvo de reflexão e estudo a diversos níveis. Assim aconteceu na ESE de Viana do Castelo, onde um grupo de docentes do Mestrado de "Supervisão Pedagógica" analisou um blogfolio, o da JUCA. As conclusões a que chegaram são muito interessantes e por isso aqui as deixo para que a reflexão possa ir ainda mais longe.
• É um instrumento detentor e organizador de informação;

• É dinâmico, pois evidencia processos e produtos;

• Inclui informação significativa (para crianças, docentes e pais), organizada e contextualizada no tempo;

• Contém evidências reflexivas dos processos, mediadas pela educadora;

• É interactivo, uma vez que permite trocas de informação/intercâmbios entre pessoas / contextos diversos;

• Constitui-se como um repositório de recursos, pois permite o acesso a documentos, sites e blogues considerados de interesse no âmbito a que se reporta;

• Permite novas aprendizagens;

  • Pode assumir-se como estratégia de trabalho colaborativo, numa construção conjunta do crescimento, numa visão holística e ecológica.
O "Sementes Mágicas" também cabe nesta categoria, um  Portfolio digital, que retrata o real, aquilo que de facto se fez e como se fez. Um local onde para além de se registar e organizar a informação, se partilha a mesma com todos os interessados, se faz a sua divulgação, se trocam recursos e saberes, permitindo trabalhar em colaboração num âmbito muito mais alargado que ultrapassa limites e fronteiras.
Uma experiência que para o "Sementes Mágicas" começou em Setembro de 2009 e ultrapassou alargamente todas as expectativas!
Obrigada a todos os que nos ajudaram a crescer.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Dizer Adeus, é preciso!

O sonho começou Março 2002, data da inauguração do mais belo jardim-de-infância que conheci. Era um pedacinho de sonho, que vi crescer desde os alicerces. Acompanhei a construção do edifício, um projecto do arquitecto António Manuel Clavão. Se nessa época me dissessem que 2009/2010 seria o último ano lectivo do seu funcionamento não acreditaria, na verdade por vezes ainda me custa acreditar! Por isso não houve despedidas...sai de mansinho como se não fosse a última vez.
Encaixotamos o que se podia levar, e foi mesmo muita coisa...tanta que certamente não caberá no espaço que nos está destinado, mas essa será outra etapa. Agora é tempo de dizer adeus.
Dizer adeus é preciso mas é difícil, porque o que deixamos tem dentro um pedacinho de nós.
Reboreda e as suas gentes estarão sempre no meu coração.
Resta agradecer a todos os que nos acompanharam nesta "sementeira": aos meninos, aos pais, à Anjos e à Eugénia, à Associação de Pais, à Junta de Freguesia, à Direcção do Agrupamento, e a vocês. Vocês visitantes desta cantinho, seguidores, amigos e colegas. Obrigada pelo incentivo, pelos sempre tão generosos comentários, pelas partilhas, especialmente pelo enorme carinho.
Não é uma despedida do blogue, esse continuará, as sementes serão lancadas noutro terreno e contarei sempre com a vossa presença e participação.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Época Balnear

A nossa época balnear decorreu de 21 de Junho a 2 de Julho. Já sei que a noticia esta fora de prazo, mas já o ditado diz que "mais vale tarde que nunca".
Fica aqui o apontamento para que saibam por onde andamos...o tempo esse foi nosso amigo, um sol maravilhoso todos (ou quase) os dias.
Divertimo-nos muito,  aprendemos regras de segurança nos transportes e na praia, definimos as nossas regras para a (nossa segurança) e procuramos cumpri-las, treinamos a nossa independencia no vestir e despir, ...
...responsabilizamo-nos pelos nossos pertences, colaboramos no transporte e arrumo dos materias e brinquedos,
aprendemos o significado das bandeiras, colaboramos na manutenção da limpeza da praia usando os ecopontos, e claro ficamos todos moreninhos, cuidando da pele com muito protector e pretegendo-a nos momentos de maior calor!
Despedimo-nos com um gelado, no último dia, e com pinguinhos de chuva malandra que nos obrigou a terminar mais cedo. A final a época balnear que nos trás tanta alegria e diversão também nos enina muitas coisas que usaremos pela vida fora.
Ainda pudemos brincar mais dois dias na escola, terminamos dia 06/07/10.